Carnaval

Escolas têm segunda noite de desfiles hoje na Passarela

Se apresentam hoje, a partir das 21h, no Anel Viário, cinco agremiações; Mocidade Independente da Ilha, Túnel do Sacavém, Flor do Samba, Marambaia e Turma do Quinto entram na briga pelo título de campeã

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Turma  do Quinto vai homenagear o  bloco afro Akomabu
Turma do Quinto vai homenagear o bloco afro Akomabu (Turma do Quinto)

Hoje, a partir das 21h, as escolas de samba voltam a desfilar na Passarela do Samba, no segundo e último dia do concurso. A primeira a se apresentar será a escola Mocidade Independente da Ilha, abrindo alas para Túnel do Sacavém, Flor do Samba, Marambaia e Turma do Quinto.

A Marambaia do Samba levará o tema “Mãe África herança dos nossos ancestrais” para o Anel Viário. O carnavalesco é Denis Melodis e as cores da escola são azul, branco e amarelo ouro.

Um dos desfiles mais aguardados é o da Flor do Samba, que homenageará o Grupo Independente de Teatro Amador (Grita), que comemora 41 anos de existência e tem como destaque o espetáculo “Via Sacra”, no bairro Anjo da Guarda.

O tema é “Do Carnaval ao teatro, do Itaqui ao Bacanga, grita minha Flor e dá voz ao anjo da esperança”. Um dos desafios do carnavalesco Ítalo Fonseca será abordar a história de um grupo sem necessariamente ressaltar apenas a apresentação da Via Sacra. Outras peculiaridades do Grita serão mostradas, como a implantação de oficinas de dança, que agregam valor à comunidade do Anjo da Guarda.



Abre-alas
O carro abre-alas da Flor do Samba deverá chamar a atenção das arquibancadas e camarotes na avenida. O Carrum Navalis terá 22 metros de comprimento e será a maior alegoria do Carnaval maranhense dos últimos tempos.

O destaque principal será o produtor cultural e aderecista maranhense Jonny Ferreira, que representa o Sol. Com ele, estarão no carro, em segundo plano, alguns modelos e rapazes vencedores de concursos de beleza, entre eles, o mister São Luís Teen e alguns candidatos a Mister Maranhão deste ano. Os rapazes representarão cavaleiros gregos, anunciando a chegada do Carnaval no Brasil. No total, 11 pessoas virão no carro abre-alas.

A fantasia a ser usada por Jonny Ferreira foi confeccionada pelo próprio aderecista, com a supervisão do carnavalesco Ítalo Sousa. Jonny Ferreira tem 32 anos de Carnaval em escolas de samba no Maranhão e já passou também pelas escolas cariocas Beija Flor, Salgueiro, Unidos do Viradouro e Mocidade Independente de Padre Miguel. “É uma satisfação sem igual participar do carnaval maranhense e poder abrir o desfile naquele que será o maior carro alegórico já visto no Maranhão. Estamos empenhados para arrebatar esse título para a Flor do Samba”, disse Jonny Ferreira.



Quinto
A Turma do Quinto, por seu turno, levará para a Passarela do Samba do Anel Viário o tema “O quinto canta o Akomabu: a cultura não pode morrer”, em homenagem a um dos mais famosos blocos de religião de matriz africana do Maranhão.

O samba-enredo é de autoria dos compositores: Josias Filho, Luzian Filho e Luis Fernando. A agremiação desfilará com 20 alas e 150 componentes na bateria. O samba será interpretado por Gabriel Melônio. O desfile, conforme o presidente, terá uma intensa participação de integrantes do Centro de Cultura Negra do Maranhão.

A agremiação pretende empolgar a arquibancada com a homenagem ao bloco Afro Akomabu, que surgiu como uma proposta educativa para, por meio da criatividade, musicalidade e percussão, sensibilizar a sociedade Maranhense para a valorização da cultura negra e afro-brasileira. A parceria com a Turma do Quinto é uma troca de saberes como fortes elementos para a divulgação das conquistas da população negra no Maranhão, a partir da criação do Centro de Cultura Negra do Maranhão.

Campeã do Carnaval 2016 junto à Favela do Samba, o Quinto busca a conquista do seu 12º titulo e conta com a experiência da sua equipe de carnavalescos, como Washington Coelho, Marcos Túlio, Darlan Oliveira e outros abnegados diretores.

A escola foi fundada em 1940, sendo a terceira mais antiga existente em São Luís, logo após Turma de Mangueira (1929) e Flor do Samba (1939). É a escola que detém mais títulos de campeã. Seus enredos quase sempre tratam sobre a cultura maranhense. Um dos desfiles mais marcantes foi o de 1981, sobre a Praia Grande.


Serviço

O quê Desfile das escolas de samba

Quando Hoje, 27, às 21h

Onde Passarela do samba do Anel Viário

Ingressos Trocados por alimentos não perecíveis, no local

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.