Saúde

Blitz de Responsabilidade Socioambiental orienta condutores

A ação aconteceu em parceria com a PRF e Departamento Estadual de Trânsito e Transportes (Detran).

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Atividade aconteceu no Km 14, na BR-135
Atividade aconteceu no Km 14, na BR-135 (Ação)

Condutores que passaram pelo Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Km 14, na BR-135, na sexta-feira, 24, receberam dicas de sustentabilidade. A ação foi realizada pelo Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). Durante a Blitz de Responsabilidade Socioambiental foram entregues panfletos com dicas de saúde para o Carnaval, proteção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e outras.

A ação aconteceu em parceria com a PRF e Departamento Estadual de Trânsito e Transportes (Detran). Durante a panfletagem, além das dicas de segurança nas estradas e de saúde, os condutores receberam dicas de sustentabilidade. A proposta é que os condutores pratiquem a sustentabilidade durante o ano inteiro.

A atividade faz parte do Despoluir - Programa Ambiental do Transporte, criado em 2007, pelo Sest/Senat com o objetivo de promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento. Desde sua implantação, o Despoluir incentiva à incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado.

Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional de empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.

O Despoluir consiste em vários projetos, implementados pelo Sistema CNT e executados pelas federações, sindicatos e associações afiliadas à entidade, além de parcerias firmadas com os setores públicos e privado, que fortalecem o programa. Além disso, atua na formulação e execução de políticas públicas na área ambiental, participando ativamente dos principais fóruns de discussão do tema, especialmente no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.