Transporte para a festa

Ferries levarão 50 mil foliões para o interior

Estimativa tem como base as viagens São Luís/interior e interior/capital nesta sexta-feira e sábado

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Movimentação de passageiros em viagem para o interior, na sexta-feira
Movimentação de passageiros em viagem para o interior, na sexta-feira (ferry)

SÃO LUÍS - Os serviços de ferry-boat deverão transportar, nos primeiros dias de festa, 50 mil pessoas para o Carnaval deste ano na capital maranhense e no interior do Maranhão. O levantamento, feito por O Estado, tem como base os dados referentes à quantidade de passageiros nesta sexta-feira, 24, e sábado, 25, que passaram pelo Terminal da Ponta da Espera e Porto do Cujupe, de acordo com a Marinha do Brasil. Até o fim da folia (Quarta-feira de Cinzas), pelo menos 3 mil veículos deverão ser atravessados via ferry para São Luís ou outros municípios maranhenses.

Apesar do intenso fluxo de passageiros, nenhum tumulto ou fila foi registrado durante toda a sexta-feira no Terminal da Ponta da Espera, em São Luís. Mesmo assim, por precaução, alguns usuários chegaram no local horas antes do início da viagem. “Cheguei mais cedo para ter mais tranquilidade para viajar. Mesmo assim, vou precisar esperar um pouco”, disse o professor João Martins, que passará a folia de momo na Baixada.

Já a dona de casa Maria das Graças Oliveira estava com a família reunida para curtir o feriado no interior. “É uma tradição nossa e que a gente vai mantê-la normalmente, mesmo nesse período de crise”, disse. Até o fim da tarde de sexta-feira, 24, todas as viagens programadas para os ferries ocorreram normalmente.

No total, 24 viagens de duas empresas distintas (Internacional Marítima e ServiPorto) deverão ocorrer. Viagens extras serão disponibilizadas para atender à demanda. Por isso, quem deseja viajar para os destinos do interior do estado deverá procurar o terminal de embarque.

Outros destinos
Além da Baixada e da capital maranhense, outro destino procurado neste Carnaval é Alcântara. Por isso, o Cais da Praia Grande apresentou grande movimento de passageiros na sexta-feira. O maior fluxo de pessoas aconteceu por volta das 15h, quando aproximadamente mil pessoas entravam e saíam, de forma simultânea, em duas embarcações distintas atracadas no terminal que fazem os trajetos São Luís/Alcântara e Alcântara/São Luís.

Usuários do transporte tiveram que adquirir passagens ainda na segunda-feira, 20, para garantir a diversão momesca. Quem não seguiu a orientação ficou sem passagem. Foi o caso do pescador Madson Douglas Moraes. “Eu acabei não comprando e vou tentar falar com alguém da embarcação para ver se vou para a minha cidade de Alcântara”, disse.

Números
24
é o total de viagens de ferry previstas, sem contar com as extras
3 mil é o total de veículos que deverão passar pelos serviços dos ferrys durante o Carnaval

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.