Sensibilização

Comunidades são estimuladas a adotarem ações de segurança

Por meio de campanha, moradores de bairros localizados ao longo da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão e no Pará são orientados a seguirem as normas de segurança e a evitarem acidentes durante a passagem dos trens

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Uma das comunidades instaladas próximo à linha da Estrada de Ferro Carajás que é alvo da campanha
Uma das comunidades instaladas próximo à linha da Estrada de Ferro Carajás que é alvo da campanha (Estrada de Ferro Carajas)

MARANHÃO - Neste período de Carnaval, as comunidades que residem próximo da Estrada de Ferro Carajás (EFC) estão sendo alvo de uma campanha, realizada pela Vale, para adotarem atitudes seguras junto à linha do trem. A ação é parte de uma série de atividades realizadas pela empresa ao longo ano com o objetivo de estimular a convivência segura com o trem. A EFC, que teve sua extensão aumentada para 979 Km com a inauguração este ano de um ramal ferroviário de 101 Km no Pará, é uma das ferrovias mais produtivas do país e a única a operar com o transporte de passageiros nos estados do Maranhão, Pará, Espírito Santo e Minas Gerais.

Durante a campanha são realizadas panfletagens em locais estratégicos, como bares, escolas e pontos de travessia da linha férrea no Maranhão e Pará e nos finais de semana também serão realizadas blitzen para alertar as pessoas quanto às questões de segurança.

Os panfletos distribuídos têm dicas importantes, tais como: ao cruzar a ferrovia, utilizar as travessias oficiais, como passagens em nível, passarelas e viadutos; mantenha distância mínima de seis metros da ferrovia e também evite que crianças brinquem próximo à linha do trem. As campanhas de segurança da Vale são intensificas em períodos festivos para reforçar a mensagem de segurança e o convívio seguro com a linha férrea.

Violência

Na quinta e sexta-feira, equipes da Secretaria de Estado da Mulher realizaram ações de sensibilização aos usuários do trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) sobre a violência contra a mulher. A ação foi fruto da parceria da Vale com a Secretaria de Estado de Turismo e consistiu na distribuição de panfletos e materiais educativos sobre a importância da prevenção. Além de aproveitar o período do Carnaval para disseminar o respeito e a não violência, a campanha teve o objetivo de denunciar todas as formas de violência e violação dos direitos das mulheres.

Durante a abordagem dentro do trem também foram divulgados os serviços e os canais de denúncia oferecidos pela Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência da região de São Luís a Açailândia. No percurso foram realizadas performances de teatro e poesia para estimular a interação com os passageiros. Os participantes foram estimulados a tirarem fotos junto aos cartazes temáticos com frases de efeito sobre a não violência contra as mulheres e incentivados a postarem nas redes sociais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.