Folia debaixo d'água

Previsão é de chuva para todos os dias de Carnaval

De acordo com as previsões meteorológicas do Inpe, as chuvas devem ser de curta duração; se confirmadas as precipitações, a capital maranhense deve seguir a tendência registrada até agora

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

SÃO LUÍS - Hoje começa oficialmente a programação do Carnaval de São Luís, e folião que é folião não se preocupa com sol ou chuva para cair na festa. De todo modo, é bom incluir o guarda-chuva como acessório da fantasia se a festa for ao ar livre, porque a previsão para os cinco dias em que durará o reinado de Momo é de chuva, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Mas também não precisa tanta preocupação, pois, ainda de acordo com as previsões meteorológicas do instituto, as chuvas devem ser de curta duração.

De hoje até Terça-feira de Carnaval, o Inpe prevê pancadas de chuva de curta duração, podendo ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia. A probabilidade de chuva é de 80%. A temperatura mínina não deve ser menor que 24ºC e a máxima não deve ultrapassar 33ºC. Já na Quarta-feira de Cinzas, quando a cidade se despede da folia, a previsão é de possibilidade de pancadas de chuva com nebulosidade variável com chance inferior a 30% de chuva.

Se confirmadas as previsões do Inpe, São Luís deve seguir a tendência registrada até agora. O início do ano de 2017 devolveu para a capital a chuva forte e volumosa que não acontecia desde 2012. De 1º de janeiro até ontem já choveu 24,41% de todo o volume de chuvas esperado para o ano inteiro. O mês de janeiro terminou com um volume de chuvas um pouco acima da média para o mês e fevereiro já registrou 81% do total previsto.

Entretanto, de acordo com o Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), não se pode afirmar com exatidão se fevereiro registrará ou não a média de chuvas esperada. “Até agora, temos tido um aspecto positivo do Oceano Atlântico quanto à formação dos sistemas que enviam chuvas para São Luís, mas já temos percebido uma tendência de neutralidade do oceano o que pode diminuir o aspecto chuvoso previsto para o trimestre fevereiro março e abril”, explica
Márcio Elói, meteorologista do Nugeo. Ainda segundo Márcio Elói, é necessário aguardar análises mais precisas de meteorologistas do Nordeste.

A média histórica para o volume de chuvas em São Luís no mês de janeiro é 244 milímetros e este ano choveu 5% a mais que a média. A última vez que o mês de janeiro ultrapassou a média histórica de chuvas foi em 2011, quando choveu 465,4 milímetros. Em 2012, quando começou a série anômala na climatologia, choveu apenas 100 milímetros. A média histórica de chuvas para fevereiro é superior à de janeiro, 373 milímetros.

Em janeiro de 2016, choveu menos que a metade normal para o mês. As chuvas abaixo da média em São Luís estavam ocorrendo desde 2012. Foram cinco anos consecutivos com índices pluviométricos insatisfatórios. Isto ocorreu por causa da combinação de três fatores. O fenômeno El Niño, a má-formação da Zona de Convergência Intertropical e o dipolo do Atlântico, sobretudo este último. Primeiro ano da série de chuvas abaixo da média, 2012 foi o com menor índice pluviométrico, chovendo apenas 995 milímetros.

Inicialmente, a previsão climática para o trimestre janeiro-fevereiro-março de 2017 indica maior probabilidade do total trimestral de chuva ocorrer dentro da faixa normal climatológica para maior parte do estado do Maranhão. Entretanto, as previsões também não descartavam a ocorrência de veranicos, que são dias consecutivos sem chuva dentro da estação chuvosa, o que pode vir a ocorrer no período carnavalesco.

SAIBA MAIS

Chuvas registradas em São Luís este ano

Janeiro – 257 milímetros
Fevereiro – 302,3 milímetros
Total – 559,3 milímetros
Médias históricas das chuvas em São Luís
Janeiro – 244,2 milímetros
Fevereiro – 373 milímetros
Total: 2.290 milímetros

Assista o vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.