Entrevista - João Pedro Aragão, especialista em trânsito

“Motorista não é piloto de Fórmula 1, é só um condutor”

O especialista em trânsito João Pedro Aragão afirma que no Carnaval, o número de acidentes nas estradas aumenta em 30% e uma das principais causas é falha humana e mostra como evitá-los

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Joáo Pedro Aragão afirma que muitos acidentes de trânsito podem ser evitados, basta seguir as regras
Joáo Pedro Aragão afirma que muitos acidentes de trânsito podem ser evitados, basta seguir as regras (João Pedro Aragão)

SÃO LUÍS - Com a aproximação do período carnavalesco, muitas pessoas deixam São Luís e vão para o interior do estado, elevando o fluxo de veículos nas estradas. É preciso, então, redobrar os cuidados com o veículo e no trajeto para evitar acidentes e chegar ao seu destino bem e seguro.

Com quase 20 anos atuando no trânsito nos mais diversos órgãos, o advogado, especialista em trânsito e autor de várias obras sobre o assunto, João Pedro Aragão dá dicas para quem vai pegar a estrada neste carnaval.

Como garantir uma viagem tranquila neste período de Carnaval?

Viagem 100% tranquila nesta época é um pouco difícil, mas é possível evitar uma tragédia. Para isso, uma boa noite de sono, ou caso a viagem seja à noite, ter um dia de descanso, nada de bebidas e claro, jamais deixar de usar o cinto, tanto o motorista quanto o passageiro.

Quais as medidas preventivas ou cuidados que deve ter o folião na estrada?

Para não transformar uma grande viagem em um grande aborrecimento ou pior em uma grande tragédia, o folião deve fazer a revisão do motor, suspensão e pneus do veículo, além de todos os itens de segurança. Em caso de viagem longa, fazer a troca dos fluídos e correias, como também verificar os itens básicos como faróis, setas, limpadores de para brisas, espelhos, retrovisores e portar os documentos obrigatórios do condutor [Carteira Nacional de Habilitação- CNH] e do veículo [o IPVA].

De quem é a culpa por ocorrer tantos acidentes de trânsito no Brasil?

As estatísticas comprovam que 90% dos acidentes ocorrem por falha humana, ou seja, erro do motorista, 4% por defeito no veículo e 6% por más condições das estradas. Portanto, se o homem é a principal causa de acidentes é questão de comportamento humano, ou seja, de educação. É questão de prevenção e essa educação deve começar cedo com o preconizado no artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro.

Qual o percentual de aumento de acidentes nas estradas no período de Carnaval?

O termômetro da insensatez é dado pela estatísticas das mortes nas estradas no Maranhão neste período, com aumento de 30% no número de acidentes e 40% no aumento da demanda das bolsas de sangue nos hemocentros pelos acidentes que ocorrem com lesões com rupturas de artérias vitais, que causam hemorragias e levam a óbitos. Em condições adversas de tempo, como a chuva o aumento de acidentes chega a 40%. Essas estatísticas deveriam servir de inibidores para quem tem amor à vida.

Qual deve ser a velocidade máxima nas estradas neste período? E como dirigir com segurança?

Além dos buracos que normalmente aparecem no período chuvoso nas estradas, o folião deve atentar para outros fatores no decorrer da viagem como falta de sinalização e de acostamento e vegetação invadindo a pista. O correto é dirigir a uma velocidade de 60Km/h reduzindo ainda mais em caso de chuvas e manter uma distância de segurança e atenção em relação ao veículo que vai à sua frente, evitando fazer ultrapassagem. É ideal parar no acostamento ou em um posto de combustível em caso de chuvas torrenciais.

Quais os riscos de dirigir na chuva?

Somos apenas condutores é não corredores de Fórmula 1, esporte no qual os carros podem ter os pneus trocados de acordo com as condições climáticas. Na realidade, os pneus não foram fabricados para trafegarem nas chuvas, mesmos os novos podem sofrer derrapagens ou aquaplanagem, isso porque no início da chuva os primeiro pingos d´água se misturam com a fuligem, poeira, resíduos de pneus e óleos que tornam as pistas escorregadias. As estatísticas comprovam que a maiorias dos acidentes ocorrem logo no início das chuvas, causados principalmente por tombamento e capotagem. O condutor folião deve estar atendo aos animais na estrada, curvas perigosas, depressões e lombadas, que são os maiores inimigos principalmente dos motociclistas.

Quais as rodovias federais e estaduais com maior índice de acidentes?

A BR-202, no trecho urbano de Açailândia; a BR-316, onde há tráfego intenso de caminhões e motocicletas e animais; a BR-010; a BR-402, que liga Bacabeira a Barreirinhas, recordista em capotamentos; a MA-014, que passa por Vitória do Mearim, Viana, São Bento e Pinheiro; e a MA-201, que é estrada de Ribamar, onde os acidentes acontecem em vários trechos.

Como fazer ultrapassagem com segurança?

Não tendo pressa, com calma e paciência e procurando o melhor momento. Ultrapassar somente em trechos permitidos, reduzindo a velocidade ao se aproximar das curvas e jamais ultrapassar em trevos, lombadas rotatórias, curvas, passagens de nível ou onde a faixa que divide as pistas seja contínua.

Quais as principais causas de acidentes e fatores de riscos nas estradas?

Além da imprudência pelo excesso de velocidade, a embriaguez ao volante, o sono e o uso do aparelho celular ao volante, têm sido os maiores vilões, ceifando vidas e trazendo tristezas aos lares. Com a Lei Seca, que foi regulamentada pela Resolução 432/13, podemos afirmar que as pesadas multas já mexeram com o bolso do cidadão, mas não foi suficiente para mexer com a consciência e o bom senso.

Como dirigir em caso de sono?

Com sono devemos reconhecer que corremos sérios perigos. Dirigir com sono é tão ruim e perigoso quanto dirigir bêbado. Utilizar meios, como café, chá preto, refrigerantes com cafeínas e bombons podem ajudar a se sentir mais acordado, mas os efeitos duram pouco e o motorista fica suscetível a breves cochilos, que duram de 1 a 5 segundos, mas podem ser fatais, pois os acidentes ocorrem num pestanejar de olhos. Evite o álcool ou qualquer medicamento com efeito sedativo. Faça parada a cada duas horas de viagem, abra as janelas, ligue o rádio, pare para esticar as pernas. O ideal é tirar um cochilo de 30 minutos ou parar para dormir para prosseguir a viagem. Jamais dirigir com sono.

Como proceder ao se deparar ou causar um acidente na estrada?

Se você não é médico ou para-médico evite mexer nas vítimas e nem permita que leigos removam pessoas acidentadas. Evite também a aproximação de curiosos que ocupam todo o espaço e podem sufocar a vítima, agravando mais ainda a situação. Se você causar um acidente com lesões de natureza grave procure socorrer as vítimas. Em caso de morte também deve permanecer no local e avisar as autoridades. Caso haja risco de linchamento, deixe o local e acione o socorro imediatamente. Apresente às autoridades. Sinalize de alguma forma o ocorrido.

Como fazer para manter a distância de segurança dos veículos que vão à nossa frente para evitar a colisões traseiras?

Mantenha distância de segurança e atenção à sua frente de marcha. Quanto mais colado à traseira do carro à frente, mais perto você está de provocar um acidente. Para não provocar colisões traseiras e ter certeza que está mantendo a distância de segurança em relação aos veículos da sua frente, grave essa dica: Use o método de “um milhão e um e, um milhão e dois”, ou seja, estabeleça um ponto de referência (como um poste) e a partir do momento que o veículo de sua gente ultrapassar esse ponto, fale “um milhão e um e um milhão e dois”. Caso você consiga terminar de falar, sem ter ultrapassado esse ponto de referência, você está livre de colidir na traseira do veículo que vai à sua frente. Como também de evitar os comuns engavetamentos. Esta é a causa de 70% dos acidentes. Não seja motorista adesivo.

Qual o conselho ou última mensagem o senhor deixa para todos que enfrentam no dia a dia essa guerra que é o trânsito?

Primeiramente, antes de se criar leis, deveríamos criar a consciência para a educação no trânsito. Precisamos educar nossas criança e reeducar os pais. Só teremos paz no trânsito se reabastecermos nos estoque de respeito humano, tolerância, solidariedade e, sobretudo, de amor à vida. A morte era para ser um fato natural, mas tornou-se corriqueiramente um ato humano ilícito praticado pelos ignorantes. Quem mata não é só homicida, é latrocida, pois comete latrocínio no momento que tira a vida e rouba sonhos; sonho de uma vida. Muitos motorista apressadinhos tem diminuído a distância entre a vida e a morte. Evitando o álcool, drogas e obedecendo as Leis de Trânsito você terá quilômetros e quilômetros de vida pela frente. Lembre-se: você só está livre do acidente de ontem.

"90% dos acidentes de trânsito no país ocorrem por falha humana”

“É difícil uma viagem bem tranquila no Carnaval, mas pode-se evitar acidentes”

“Nunca devemos dirigir com sono; temos que reconhecer os riscos”

"Antes de criar leis, temos que criar a consciência para educação no trânsito”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.