Engajamento

Clube de Engenharia propõe união pela volta do crescimento econômico

Retomada é apontada em encontro de nacional de profissionais da área de engenharia e agronomia como forma de aquecer a construção civil e revitalizar o setor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

MARANHÃO - O presidente do Clube de Engenharia do Maranhão, Antonio Emanuel Miguez Dias, defendeu, no maior encontro nacional de profissionais da área de engenharia e agronomia do Brasil, que está sendo realizado, esta semana, em Brasília, o engajamento de toda a sociedade, independente de posições políticas, no desafio de garantir a retomada do crescimento econômico no Brasil. Ele é um participantes do Maranhão no 6º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselhos regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) e Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), que começou domingo e prossegue esta semana.

Nesta semana, cerca de 900 engenheiros,agrônomos, além de geólogos, geógrafos e meteorologistas, de nível superior e médio, que representam cerca de 1 milhão de profissionais em todo o Brasil estão discutindo temas como eleição dos fóruns consultivos Colégio de Presidentes, Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas. A solenidade de abertura teve a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do presidente do Confea, José Tadeu da Silva.

Emanuel Miguez destaca a importância da retomada do crescimento econômico como forma de aquecer a construção civil, um dos setores que mais emprega no Brasil e tem gerando muitos empregos no Maranhão, nos últimos anos, principalmente em São Luís e Imperatriz, onde vários prédios de condomínios e comerciais mudaram a paisagem e configuração dessas cidades. “A construção civil é um motor imprescindível dentro da economia e nós, profissionais da área de engenharia, sabemos da importância social desse setor para a garantia de trabalho e aquecimento de negócios em vários setores”, afirmou.

Este 6º Encontro de líderes do Sistema Confea/Crea/Mútua abre a agenda de trabalhos anual e nacional dos engenheiros, com debates técnicos, a defesa das funções dos profissionais da área de engenharia e agronomia, entre outros temas. Nesta primeira agenda foram definidos calendários, planos de trabalho e os coordenadores do ano. O sistema é composto pelo Confea e 27 conselhos regionais, um em cada estado, representando a mais abrangente instância de fiscalização dessas profissões no Brasil.

O presidente do Confea, José Tadeu da Silva, denunciou que a entidade é a única, entre os 29 conselhos de profissões regulamentadas que ainda depende de um projeto de lei que deve ser definido pelo Poder Executivo e enviado ao Congresso Nacional para aprovação. “Somos o conselho com maior número de profissionais registrados. Há necessidade imperiosa de termos um plenário com todas as unidades da Federação”, ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.