Em Centro do Guilherme

Moradores atravessam rio levando caixão em canoa por falta de ponte de acesso

Deputado chama atenção para o problema na Assembleia e Governo promete continuar obra, que seria entregue em 2015

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Moradores usam canoa para atravessar com caixão por falta de ponte no Rio Maracaçume
Moradores usam canoa para atravessar com caixão por falta de ponte no Rio Maracaçume

SÃO LUÍS – O deputado Josimar de Maranhãozinho (PR), na sessão desta quarta-feira (22), usou a tribuna da Assembleia Legislativa para cobrar a construção da ponte que dá acesso ao município de Centro de Guilherme (189 km de São Luís) e também a recuperação da MA-307. A obra está sendo feita pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) durante obras de melhoramento da rodovia e, segundo o próprio Governo do Estado, seria entregue em dezembro de 2015. Recentemente, moradores foram flagrados usando uma canoa para atravessar o trecho com um caixão durante um cortejo fúnebre.

Segundo o deputado, há sete dias que os moradores daquela cidade estão isolados, visto que o único acesso que tem é a MA-307, que está em estado crítico. Ele afirmou que os moradores só têm acesso ao município por uma estrada vicinal, o que aumenta cerca de 10 km o percurso. Recentemente, moradores foram flagrados usando uma canoa para atravessar o trecho com um caixão.

“Essa MA está trazendo grande desconforto ao povo guilhermense, por isso, peço à Secretaria de Estado da Infraestrutura que ajude as prefeituras a manterem a estrada vicinal, porque é o único acesso que os veículos têm para sair ou entrar com mercadorias na cidade”, acentuou Josimar de Maranhãozinho.

Ainda de acordo com o deputado, a construtora que está construindo a ponte naquela estrada garantiu a ele e aos vereadores que em três meses os serviços estariam concluídos mas já se passaram seis meses, e a obra ainda não ficou pronta. Ele lembrou ainda que no ano passado esteve com o secretário Clayton Noleto onde foi marcada uma visita in loco para o dia 16 de dezembro, mas esta não ocorreu. Segundo Josimar, apenas lhe informaram que que seria feita uma ponte de trilho e que esta suportaria as enchentes do Rio Maracaçumé. Ocorre que, até o momento, segundo o parlamentar, nada foi feito até o momento.

Obra era para ser entregue em dezembro de 2015
Obra era para ser entregue em dezembro de 2015

De acordo com Josimar de Maranhãozinho, o desvio que está sendo feito na MA-307 é de madeira e, segundo ele, talvez não suporte, sequer, o peso de uma moto.

Segundo a Sinfra, “a construção da ponte de 70 metros de extensão sobre o Rio Maraçumé, na cidade de Centro do Guilherme, MA-307 está em fase de fundação (trabalho realizado com tubulão submerso)”. A secretaria esclarece, ainda, que apenas durante o período chuvoso os serviços foram suspensos. Segundo a nota, para facilitar o tráfego de veículos, foi feito um desvio durante a execução dos serviços. Outra ponte de 20 metros, próxima ao local da obra foi construída para garantir a interligação dos municípios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.