Exposição

Exposição relembra os antigos carnavais de São Luís

Mostra “Carnaval de todos os tempos” está em andamento no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, até o dia 24; passagens que marcaram a festa em décadas passadas chamam a atenção dos visitantes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
mostra traz fantasias, máscaras e outros detalhes da folia
mostra traz fantasias, máscaras e outros detalhes da folia

SÃO LUÍS - Os tempos áureos do Carnaval maranhense, mais precisamente a partir dos anos 1960, e o luxo que a folia herdou com a modernidade, são elementos marcantes na exposição “Carnaval de todos os tempos”, em cartaz na Galeria Valdelino Cécio, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande. A exposição, que recria a atmosfera festiva e colorida da folia maranhense em tempos de outrora, mais precisamente dos anos 1960 até os dias atuais, fica aberta à comunidade até o dia 24 deste mês. O horário de visitação é das 9h às 20h.

A exposição inclui fantasias, estandartes e personagens, além da memória do Carnaval maranhense em CDs, LPs, reportagens em jornais, sonoplastia (com trilhas exclusivamente maranhenses), projeção de vídeos e documentários exibidos na Sala Nauro Machado. “São passagens de carnavais de todos os tempos e as imagens são bastante nítidas, mostrando a folia na rua, nos clubes e nas praças João Lisboa e Deodoro, bem como no Monte Castelo, que serviu de cenário para um desfile de blocos e escolas no ano de 1979. Há ainda uma passagem do Carnaval de 1978, na Praça João Lisboa”, exemplificou o diretor do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Laurindo Teixeira.



Os visitantes, entre muitos turistas que passam pela Praia Grande nesta época do ano, vindos de estados como Rio Grande do Sul, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo, podem participar também da oficina viva de máscaras de fofão. A oficina ocorre paralelamente e trata do processo de criação das máscaras desse que é o personagem mais significativo do entrudo maranhense. Os visitantes ainda têm a oportunidade de testar uma máscara no rosto. Entre as máscaras, há aquelas feitas com tabatinga, papel picado e atadura gessada.

O Odylo Costa, filho recebeu uma decoração que remonta aos corsos dos antigos carnavais maranhenses, envolvendo toda a galeria. Na área do mezanino, as grades lembram a carroceria de um caminhão.

“Isto porque os corsos eram bastante comuns antigamente pelas ruas de São Luís, onde se divertiam foliões usando fantasias. Hoje, ainda existem, mas são muito poucos. Acredito que essa tradição dos corsos deveria voltar, porque nos anos 1960 e 1970, de forma mais marcante, eles davam um charme a mais para a folia. Os livros contam que os corsos foram criados para a classe média, que, de certa forma, queria algo diferenciado para pular o Carnaval”, lembrou o diretor.

Tudo nessa exposição reforça que o Carnaval é um festejo que guarda muito de suas tradições e de suas memórias. A exposição “Carnaval de todos os tempos” é uma prova de que essas marcas não se perdem com o tempo.

“Os visitantes aproveitam bastante para fazer registros, que também ficarão para a memória. Vale frisar que essa exposição teve a participação do Museu do Audiovisual do Maranhão, que cedeu imagens. Também destaco o jornalista José Raimundo Rodrigues, que também nos ajudou com material do seu acervo pessoal, que é vasto”, frisou Laurindo Teixeira.

Depois do Carnaval, o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho dará prosseguimento às suas exposições do semestre e aos cursos, sendo que alguns estão com inscrições abertas. Os cursos, muitos já em andamento, terão início em março, abordando diversas áreas. No dia 21 de março, será realizado um festival de poesia, cujas inscrições foram encerradas ontem. l

Serviço


O quê

Exposição “Carnaval de todos os tempos”


Quando

Até o dia 24 de fevereiro


Onde

Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande)


Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.