Pacote

Anticorrupção: Ministro aguarda posição da Câmara

Presidente da Casa já determinou que assessoria valide as mais de 2 milhões de assinaturas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Luiz Fux aguarda posição da Câmara
Luiz Fux aguarda posição da Câmara (Ministro Luiz Fux)

BRASÍLIA - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux disse ontem que aguardará uma posição da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para se manifestar sobre o andamento do projeto de lei que ficou conhecido como o pacote anticorrupção.
No ano passado, após o plenário da Câmara desfigurar o projeto – idealizado pelo Ministério Público e que teve o apoio de mais de 2 milhões de assinaturas –, Fux determinou que o texto fosse devolvido pelo Senado à Câmara e a tramitação começasse do zero, como um projeto de iniciativa popular.
O Senado devolveu o projeto na semana passada e, na segunda (20), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que, após a Casa validar as assinaturas de apoio ao pacote, o texto será enviado diretamente ao Senado. Dessa forma, disse Maia, a Câmara não precisará votar o projeto novamente.

CCJ
Na avaliação do ministro Fux, é preciso esperar qual será o entendimento da CCJ da Câmara.
"Eu vou aguardar o parecer da CCJ. A CCJ pode mandar votar de novo, dizer que foi regular a votação, dizer que projeto de iniciativa é assim mesmo. Aí nós vamos pensar o que fazer. Não gosto de quem fala, gosto de quem faz", afirmou o ministro.
Na última sexta, Fux determinou a extinção do mandado de segurança no qual havia determinado o reinício da tramitação.
Ele tomou a decisão após Rodrigo Maia informar que validaria as mais de 2 milhões de assinaturas.
Se a partir de agora algum parlamentar entender que a Câmara está descumprindo a decisão do ministro do STF, terá de entrar com uma nova ação no STF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.