Uber em São Luís

Sindicato dos taxistas nega protesto, mas afirma que tentará barrar Uber em São Luís

Presidente da entidade disse que luta será nos bastidores, com tentativa de barrar Lei que regulamenta a atividade

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Taxistas negam que haverá protestos na rua com a chegada da Uber
Taxistas negam que haverá protestos na rua com a chegada da Uber (Taxi)

SÃO LUÍS – O Sindicato dos Taxistas de São Luís informou que não haverá protesto algum nas ruas por causa da chegada da plataforma na capital. Segundo Raimundo Medeiros, o posicionamento da entidade será apenas nos bastidores. Ele ressaltou que pedirá apoio dos vereadores para tentar barrar um Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal com a intenção de regulamentar a atividade e fez questão de alertar a população sobre o perigo do fácil acesso das pessoas que se tornam parceiros da empresa e da concorrência desleal que já existe no mercado. O Uber começa a prestar o serviço efetivamente, nesta terça-feira (21), às 14 horas.

Veja mais

Uber vai começar a prestar serviço em São Luís nesta terça-feira (21), garante gerente

Internautas se mobilizam para pedir Uber em São Luís

Consumidores querem barrar na Justiça projeto de lei que proíbe serviço do Uber em São Luís

Raimundo Medeiros garantiu que não haverá protesto algum. “Nós estamos trabalhando nos bastidores para não ser aprovado esse Projeto de Lei, que já foi aprovado uma vez, e não foi sancionado pelo prefeito. Mas jamais fecharemos avenidas. Nós somos educados e os passageiros não têm nada a ver com isso”, disse.

Mesmo afirmando que não haverá piquete, Medeiros disse que a revolta é grande entre os taxistas da cidade com a chegada desse concorrente, que, na visão da categoria, é ilegal. “A revolta é grande. Já existe tanto pirata [carros que transportam passageiros de forma irregular] na cidade. O Trânsito está abandonado. A gente não consegue trabalha direito. Esse problema nos temos há mais de 10 anos. São muitos carros irregulares”.

Raimundo Medeiros falou também sobre o perigo que esse tipo de serviço pode oferecer à população. “Se esse Uber começar mesmo aqui na cidade você vai ver o tanto de bandido que se aproveitará dessa situação. O passageiro tem que procurar um táxi legal. Tudo certinho. Saber que serviço ele está utilizando. Já vimos casos de assaltos e estupros em vários estados do país”, finalizou.

Chegada do Uber em São Luís

Segundo a gerente de Comunicação da plataforma Uber, Letícia Mazon, a plataforma digital inicia sua prestação de serviço em São Luís, nesta terça-feira (21), às 14 horas. “Nós não revelamos estes números, mas afirmo que são 50 mil parceiros em todo Brasil que atendem a quase 9 milhões de usuários. Também garanto que amanhã [nesta terça-feira] estamos começando, às 14 horas, o nosso serviço. Estamos bastante animados”, disse.

Segundo a gerente, o serviço inicial será o Uber X, que trabalha com carros mais compactos.“Vamos utilizar carros como o Honda Fit, HB20, todos com ar-condicionado e quatro portas”, explicou.

Projeto de Lei.

Em São Luís, Projeto de Lei foi protocolado no dia 23 de janeiro e seguiu para a assessoria jurídica da presidência da Câmara. A iniciativa é vereador Paulo Victor (Pros) e visa a regulamentação da atividade econômica privada de transporte individual remunerado de passageiros por meio das chamadas Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciadas.

Segundo o texto do projeto, “o direito ao uso do viário urbano do município de São Luís para a exploração de atividade econômica de transporte individual remunerado de passageiros de utilidade pública somente será conferido às OTCCs [aplicativos de celular]” e “a condição de OTTC é restrita às operadoras de tecnologia credenciadas”. Ainda segundo o texto que será apreciado pela Câmara a autorização para exercer as atividades previstas será condicionada ao credenciamento da OTTC junto ao Poder Executivo municipal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.