Mensagem

''Nenhum povo é criminoso e nenhuma religião é terrorista'', diz papa

Pontífice enviou mensagem a encontro de movimentos populares na Califórnia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
E pediu: "Não vamos cair na negação. O tempo está se esgotando. Vamos agir".
E pediu: "Não vamos cair na negação. O tempo está se esgotando. Vamos agir". (Papa)

Vaticano - O papa Francisco enviou uma mensagem aos líderes religiosos e comunitários que participam do Encontro dos Movimentos Populares na cidade de Modesto, na Califórnia, nos Estados Unidos, e enfatizou que "nenhum povo é criminoso e nenhuma religião é terrorista".

"Há indivíduos fundamentalistas e violentos em todos os povos e religiões. Com generalizações intolerantes eles se tornam mais fortes porque se alimentam de ódio e xenofobia. Ao confrontar o terror com o amor, trabalhamos pela paz", afirmou o pontífice.

No texto, ele voltou a abordar os conceitos de "muros e medo", "pontes e amor".

"Sem querer me repetir, essas questões desafiam nossos valores mais profundos. Sabemos que nenhum desses males começou ontem. Há algum tempo, a crise do paradigma predominante nos confrontou. Estou falando de um sistema que causa enormes sofrimentos à família humana, atacando simultaneamente a dignidade das pessoas e nossa Casa Comum, a fim de sustentar a tirania invisível do dinheiro que só garante os privilégios de alguns", escreveu.

Ele pediu a colaboração dos movimentos para tentarem acabar com estas mazelas e indicou: "Não devemos ser paralisados pelo medo nem acorrentados dentro do conflito. Temos de reconhecer o perigo, mas também a oportunidade que cada crise traz para avançar para uma síntese bem-sucedida".

"As feridas estão lá, elas são uma realidade. O desemprego é real, a violência é real, a corrupção é real, a crise de identidade é real, o esvaziamento das democracias é real. A gangrena do sistema não pode ser caiada para sempre porque mais cedo ou mais tarde o fedor se torna muito forte", acrescentou.

E pediu: "Não vamos cair na negação. O tempo está se esgotando. Vamos agir".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.