Mais isolamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

No mês de janeiro, a coluna abordou a situação caótica das cidades de Paulo Ramos e Vitorino Freire, isolados uma da outra após a destruição de uma estrada que ligava os dois municípios, em decorrência das fortes chuvas que caíram no Maranhão.
Na ocasião, a coluna mostrou que o impacto do isolamento era devastador aos municípios, abrangendo sobretudo os setores da economia, saúde, educação e do desenvolvimento social, além do reflexo negativo aos municípios de Marajá do Senna e Arame.
O alerta era para a necessidade de uma obra emergencial por parte do Governo do Estado, para restabelecer o fluxo de veículos na rodovia e o escoamento da produção local. Até ontem, contudo, não havia informação alguma de uma intervenção do Estado.
O problema, contudo, não para por aí.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) praticamente isolou a cidade de Centro de Guilherme, situada no noroeste do estado, ao derrubar uma ponte de madeira para a construção de outra de concreto, que jamais ficou pronta.
A obra, iniciada em 2015, beneficiaria outros municípios, como Maranhãozinho e Presidente Médici e deveria ter ficado pronta em dezembro daquele ano.
Mais de um ano depois, não houve avanço.
E a população, isolada, sofre.

Repercussão
Repercutiu no meio político o pronunciamento feito pelo deputado estadual Adriano Sarney (PV) na última quinta-feira, na Assembleia Legislativa.
Adriano criticou a administração comunista e afirmou que em 2018 o seu grupo político voltará a protagonizar o cenário eleitoral no Maranhão.
- O povo vai colocar de volta o progresso no Maranhão, o verdadeiro progresso, que traz estradas, escolas, hospitais e desenvolvimento - disse.

Desgaste
Após amargar forte desgaste na sabatina a que foi submetido no Legislativo estadual, o secretário Clayton Noleto tenta recuperar o fôlego junto ao governador Flávio Dino.
Por meio de seu perfil, em rede social, Noleto publicou imagens de obras da pasta que estão em andamento e marcou o chefe do Executivo.
Noleto ainda não conseguiu explicar a construção de uma praça na Lagoa da Jansen sem licitação e a irregularidade no setor jurídico da Sinfra.

Mais asfalto
Outra grave denúncia não explicada por Noleto diz respeito à intensificação das obras do Mais Asfalto em municípios como São Luís e Timon, no período das eleições em 2016.
Na sabatina, o secretário entrou em contradição em relação a obras realizadas na capital, ao ser questionado pelo deputado Eduardo Braide.
As respostas de Noleto foram anexadas pelo parlamentar numa representação judicial que tramita na Justiça Eleitoral do Maranhão.

No embate
O senador Roberto Rocha (PSB) voltou a fazer fortes críticas ao governador Flávio Dino (PCdoB).
Em seu perfil, em rede social, o socialista publicou um artigo que faz referência à administração do Maranhão e compara a situação política, econômica e social, com outros estados.
- Mais uma prova de que o atual impasse ideológico no governo estadual está boicotando as oportunidades do Maranhão - disse.

Delírios?
Incomodado com o forte desgaste ao Governo provocado com a sabatina de Clayton Noleto na Assembleia Legislativa, o bi-secretário Marcio Jerry se danou a atacar a imprensa e adversários.
Ontem, contudo, ele passou dos limites, ao tentar, num contraponto, mostrar avanço na administração estadual.
- Governador Flávio Dino cumpre agenda positiva, virtuosa, de muitas realizações em meio a grave crise - disse ele. Delírios?

Diálogo
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, elogiou a atuação do presidente do TJ, desembargador Cleones Cunha, em visita de cortesia ao tribunal.
Lamachia destacou “presteza e a disponibilidade de diálogo entre a classe e o Poder Judiciário”.
Cleones afirmou ter sido um prazer receber o presidente da Ordem na Corte estadual e afirmou que sempre tem procurado atender aos pedidos da OAB-MA.

Repasse
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou em reunião com prefeitos e deputados maranhenses que fará a revisão do teto de repasses do SUS ao Maranhão.
O estado hoje recebe um dos menores repasses per capita do país, com valores inferiores a do estado vizinho, Piauí.
O ministro não deu previsão para mudanças, mas assegurou aos prefeitos e membros da bancada maranhense na Câmara, que o caso será tratado com atenção.

E MAIS

• Enquanto prefeitos e deputados buscam aumento no repasse do SUS aos municípios, o governador Flávio Dino apenas assiste ao esforço.

• É crítica a situação da Unidade Mista do Anjo da Guarda. Pacientes são encaminhados para a UPA do Bacanga para receber atendimento e medicação.

• Bloco Independente deve, de fato, atuar em conjunto com a bancada de oposição no Legislativo estadual em 2017.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.