Mudanças

Copa do Nordeste terá duas etapas a partir do próximo ano

A principal delas é a redução de clubes participantes do torneio, de 20 para 16, restaurando a configuração de quando a competição foi relançada em 2013, já que só a partir de 2015 passou de 16 para 20 times

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Copa do Nordeste sofrerá mudanças
Copa do Nordeste sofrerá mudanças (copa do nordeste)

RIO DE JANEIRO - O presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, esteve, na terça-feira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF),tratando das mudanças que a Copa do Nordeste terá a partir der 2018. Ele concede entrevista coletiva hoje à tarde na sede da FMF.
Entretanto as principais mudanças na Copa do Nordeste vazaram na imprensa. A principal delas é a redução de clubes participantes do torneio, de 20 para 16, restaurando a configuração de quando a competição foi relançada em 2013, já que só a partir de 2015 passou de 16 para 20 times. Com isso, Maranhão e Piauí terão assegurados no torneio apenas os campeões estaduais, enquanto, que os vice-campeões disputarão um seletivo semelhante a Pré-Libertadores.
Com isso, vão disputar a Copa do Nordeste de 2018 os nove campeões estaduais da Região junto com os vice-campeões de Bahia, Pernambuco e Ceará, esses estados têm privilégio de ter um participante a mais por estarem melhor colocados dentre as federações do Nordeste.
Os vice-campeões de oito estados do Nordeste, na primeira etapa, disputarão uma pré-classificação. Os quatro melhores se juntarão aos 16 melhores ranquiados.
O dirigente esclarecerá sobre a participação financeira que deverá melhorar para todos os times, incluindo os da fase de classificação.
Para ainda este ano, Moto e Sampaio ganharão um reforço de caixa, com aumento da cota de participação a ser liberado pela televisão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.