Chuva

Institutos emitem novo alerta de inundações e deslizamentos no Maranhão

Na segunda-feira (13) um aviso semelhante já havia sido emitido pelos institutos; a previsão é de mais pancadas de chuva nesta quarta-feira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Chuva intensa desde o início da semana
Chuva intensa desde o início da semana (chuva)

SÃO LUÍS - O Maranhão corre risco de inundações e deslizamentos nesta quarta-feira (15), segundo aviso geohidrológico emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (Cemaden), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com o alerta, há previsão de pancadas de chuva. "O acumulado pluviométrico ainda é alto decorrente da chuva ocorrida nas últimas 48 horas e, dessa forma, é média possibilidade de abertura/atualização de alertas de risco geo-hidrológicos", diz o aviso.

Na segunda-feira (13) um aviso semelhante já havia sido emitido pelos institutos. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provocaram desde o início da semana, muita chuva no litoral do Maranhão. Entre 2h e 14h dse segunda, por exemplo, choveu 147 mm, pela medição do Inmet. Ontem (14), a umidade seguiu bastante elevada no Maranhão e, com o tempo abafado, as nuvens continuaram se formando em todo o estado.

Por causa da chuva da segunda, São Luís teve a tarde mais fresca do ano até agora. O tempo muito instável impediu a elevação da temperatura. Na capital maranhense, pela medição do Inmet, a temperatura máxima foi de 26,1°C e o volume alcançado foi de quase 40 mm.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.