Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
CASAL DOS MAIS queridos de nossa sociedade, Miécio Dias e Malú (acima, em recente jantar com Ana Elvira Buhatem), que vive hoje entre São Paulo, Antuérpia (na Bélgica) e São Luís, estão passando nova temporada entre nós, especialmente para marcar presença no Almoço do PH Revista, sábado próximo, no PALAZZO
CASAL DOS MAIS queridos de nossa sociedade, Miécio Dias e Malú (acima, em recente jantar com Ana Elvira Buhatem), que vive hoje entre São Paulo, Antuérpia (na Bélgica) e São Luís, estão passando nova temporada entre nós, especialmente para marcar presença no Almoço do PH Revista, sábado próximo, no PALAZZO

Lista do Fies
O resultado da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2017 já está disponível. A lista de pré-selecionados na chamada regular pode ser consultada no site do programa. Os estudantes não pré-selecionados foram automaticamente incluídos
na lista de espera.
Os pré-selecionados terão de hoje até o dia 20 para concluir a inscrição no Sistema de Financiamento ao Estudante. Para os que ficaram na lista de espera, o prazo é até o dia 3 de março. A pré-seleção dos estudantes assegura apenas a expectativa de direito às vagas.
A contratação do financiamento dependerá da conclusão da inscrição no SisFies e do cumprimento das demais regras e procedimentos do programa. Cabe aos estudantes consultar os resultados e cumprir os prazos estabelecidos.

Homenagem
O comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve Barão de Caxias, tenente coronel Marcus Vinícius de Oliveira, homenageou o diretor regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Batista Lopes, e a diretora regional do Sesc, Maria dos Remédios Serra Pereira.
A homenagem, transcorrida na última sexta-feira, aconteceu durante café da manhã seguido da cerimônia de formatura matinal da organização militar, com a finalidade de estreitar os laços entre o Batalhão e as instituições do comércio.

Os Imortais
Jamilson Jackson como Michael Jackson, Wilson Zara tocando o melhor de Raul Seixas, Pandha S.A com Cazuza e Arsênio Filho emplacando repertório com as melhores canções dos anos 1980 e 1990.
É o resumo da festa Os Imortais, que será realizada na Casa das Dunas, na Avenida Litorânea, na próxima sexta-feira, com uma viagem até duas décadas dançantes da história da música brasileira e internacional.

Defesa das Prerrogativas
A Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão volta a inovar na gestão. Na primeira reunião do ano, o Conselho votou a criação da Procuradoria Estadual de Defesa das Prerrogativas. O projeto é pioneiro no país em nível regional. Com essa mesma diretriz, a gestão da OAB-MA recebe nesta semana a Caravana Nacional Prerrogativas do Conselho Federal da OAB (CFOAB).
A atividade integra o projeto da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas do CFOAB com a presença do presidente Claudio Lamachia. De 15 a 17, cinco municípios maranhenses serão visitados pela Caravana: Caxias, Bacabal, Santa Inês,
São Luís e Imperatriz.
Na programação constam reuniões, audiências, visitas, inspeções e palestras com o intuito de preservar a dignidade profissional dos advogados, garantindo a inviolabilidade dos escritórios, o sigilo das comunicações, a valorização da advocacia e a garantia de honorários justos.

Jovem Advocacia
No próximo dia 16 de fevereiro, a OAB-MA, por meio da Comissão de Jovens Advogados, realizará o I Encontro da Jovem Advocacia Maranhense, no Hotel Luzeiros.
O tema principal será “O Início da carreira – Capacitação e Defesa das Prerrogativas do Jovem Advogado”. A meta é reunir mais de 800 advogados de vários municípios maranhenses.
Na abertura, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Cláudio Lamachia, fará breves comentários sobre a jovem advocacia maranhense. O evento será encerrado a noite, com a palestra magna “A essencialidade do jovem advogado para a administração da justiça”, ministrada pelo advogado, parecerista e membro do Instituto de Direito Administrativo da Bahia, José Aras.

Na Espanha
O Seminário Internacional “Los Desafios del Estado de Derecho del Siglo XXI”, programação da Universidade Carlos III de Madri, na Espanha, contou com uma presença maranhense.
O desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, coordenador-geral da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Poder Judiciário do Maranhão e membro da 3ª Câmara Criminal do TJMA, participou nesta segunda-feira (13). Ele apresentou o trabalho intitulado “O sistema de garantias da Justiça Criminal no Brasil”.
O evento objetivou descrever o processo de desenvolvimento das democracias no Brasil e na Espanha nos últimos 30 anos, e como a nova globalização social e econômica terá impacto sobre fenômenos nas democracias dos dois países. O desembargador analisou o modelo prisional brasileiro e suas influências, bem como a ineficiência da política de ressocialização.

Para profissionais da área médica
Com mais de dois mil metros de área e instalada no Shopping da Ilha, o Ilha Medical programa um grande evento para marcar o seu
pré-lançamento, na próxima sexta-feira, às 19h. Voltado para profissionais da área médica, jornalistas e convidados, contará com a presença do médico neurocirurgião Francinaldo Gomes, mestre em Neurociência e membro da Comissão de Apoio à Qualificação e Gestão Empresarial da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, que proferirá palestra.

TRIVIAL VARIADO

O Instituto Duda Mussalém já deu seu pontapé inicial. Localizado no Renascença, atenderá pessoas com déficit intelectual, no sentido de estimular a inclusão social, a autonomia e o desenvolvimento de habilidades artísticas e voltadas ao cotidiano.

O festival Internacional Lume de Cinema acontecerá de 2 a 8 de março, concomitantemente em mais de dez cidades brasileiras.

Quase 130 anos após a morte de Vincent Van Gogh, famoso pintor holandês, o fotógrafo Adel Essam encontrou um “clone” do artista em Alexandria, no Egito.

Dos 4.220 estudantes aprovados no vestibular da Universidade Estadual do Maranhão, 74% são procedentes de escolas da rede pública de ensino.

O Brasil tornou legal, em janeiro, a comercialização de um remédio feito à base de Cannabis sativa. O uso medicinal da maconha está em discussão no Senado, que já recebeu pedido nesse sentido de pais e mães de pacientes com convulsões.

Ao completar nove meses no cargo ontem, incluindo o período de 110 dias como interino, o presidente Michel Temer continua mal avaliado nas pesquisas.

Segundo Miriam Leitão, economia e política vivem momento de divórcio no Brasil.

O presidente Michel Temer disse que ministros que se tornarem réus na Operação Lava Jato serão afastados do cargo. Caso sejam apenas denunciados, desde que por meio de um conjunto de provas que possam ser acolhidas, eles serão afastados provisoriamente.

DE RELANCE

Na passarela
Afro Akomabu, um dos mais genuínos grupos de canto e dança do Maranhão, será homenageado na passarela do Anel Viário pela escola de samba Turma do Quinto. Ligado ao Centro de Cultura Negra do Maranhão, o grupo está mobilizando grande número de pessoas para a composição de alas. Tudo indica que haverá também alas coreografadas, repetindo números que protagonizam nos cortejos de rua durante o Carnaval.

Ensino Médio
Aprovada na última quarta-feira, a reforma do Ensino Médio poderá ser implementada apenas em 2020. E ainda assim não deverá chegar imediatamente a todas as escolas. A previsão é dos estados e das escolas particulares. Isso porque a Base Nacional Comum Curricular, elemento fundamental para a implementação da reforma, ainda está em discussão no Ministério da Educação.

No Rock in Rio
Ney Matogrosso e Nação Zumbi tocarão lado a lado no Palco Sunset do Rock in Rio 2017. Os expoentes do manguebeat e o veterano da MPB interpretarão tanto canções do repertório de “Secos & Molhados” (banda da qual Matogrosso fez parte nos anos 1970) quanto do grupo capitaneado por Jorge dü Peixe. O inusitado encontro acontecerá no domingo, dia 10 de setembro.

Bailinho de Carnaval
A criançada está caindo na folia das edições do Bailinho de Carnaval promovido pelo São Luís Shopping, em sua praça de alimentação do segundo piso. No último fim de semana, a festa foi comandada pela banda Curumim Peralta, com os integrantes vestindo fantasias de famosos personagens dos desenhos animados.

Posse no TRE-MA
O desembargador Ricardo Duailibe, membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, eleito efetivamente na vaga que será aberta em decorrência do fim do biênio de Lourival Serejo, anunciou não ter interesse em disputar a presidência da Corte. Assim sendo, não haverá eleição para os cargos de presidente e vice-presidente/corregedor do TRE-MA após a posse dele, conforme prevê o artigo 5º, parágrafo 2º do Regimento Interno. O outro desembargador com assento na Corte Eleitoral é Raimundo Barros, atual vice-presidente/corregedor. A posse de ambos ficou decidida para o dia 23 de fevereiro, às 16h.

Rotina
Em São Luís, a população mais idosa está cada vez mais ativa, transformando atividade física em rotina. Segundo Carlos Lima, coordenador fitness da Bodytech Shopping, a procura dos mais velhos por academia está crescendo. A terceira idade já começa a representar um número importante na Bodytech, pois a procura é cada vez mais crescente e o benefício físico, indiscutível.

Horário de Verão
O horário de verão vai terminar no próximo domingo, dia 19, a partir da 0h, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, em vigor desde outubro, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica.

Para refletir com Nelson Mandela:
“A esperança é uma arma poderosa e nenhum poder no mundo pode privar-te dela”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.