Talentos

Foto que mostra assassino de embaixador russo vence World Press Photo

Burhan Ozbilici, da agência Associated Press, registrou o momento em que Mevlut Mert Altintas matou o embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Burhan Ozbilici estava na galeria de Ancara, quando Mevlut Mert Altintas, um policial turco de 22 anos, assassinou no dia 19 de dezembro o embaixador Andrei Karlov.
Burhan Ozbilici estava na galeria de Ancara, quando Mevlut Mert Altintas, um policial turco de 22 anos, assassinou no dia 19 de dezembro o embaixador Andrei Karlov. (Foto)

ESTADOS UNIDOS - O vencedor da 60ª edição do World Press Photo, um dos prêmios de fotojornalismo mais prestigiosos do mundo, foi o fotógrafo Burhan Ozbilici, da agência Associated Press, que registrou a expressão do assassino do embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, em dezembro de 2016.

Burhan Ozbilici estava na galeria de Ancara, quando Mevlut Mert Altintas, um policial turco de 22 anos, assassinou no dia 19 de dezembro o embaixador Andrei Karlov. Altinas atirou contra o diplomata russo durante a inauguração de uma exposição.

Na categoria "Vida Diária", a fotógrafa Paula Bronstein venceu com uma imagem que mostra uma mulher em um hospital segurando seu sobrinho Shabir, de dois anos, que ficou ferido em um atentado em 29 de março de 2016, no Afeganistão.

Nesta mesma categoria, o chinês Tiejun Wang ficou em segundo lugar. A imagem mostra quatro alunas de ginástica durante um treinamento em uma escola de Xuzhou, na China. A foto de Matthieu Paley, que mostra mulher com dinheiro guardado na meia calça, ficou em terceiro.

Na categoria "Assuntos Contemporâneos", a foto de Jonathan Bachman, da agência Reuters, ficou em primeiro lugar. A imagem mostra a ativista Leshia Evans enfrentando policiais durante uma manifestação contra a violência policial em Baton Rouge, no estado da Luisiana (EUA).

Imigrantes

O fotógrafo da AP Vadim Ghirdia, com uma imagem que mostra imigrantes cruzando um rio para chegar à Macedônia, ficou em segundo lugar na categoria "Assuntos Contemporâneos". Em terceiro nessa categoria ficou foto de refugiados nigerianos em um centro de detenção em Surman, na Líbia, do fotógrafo Daniel Etter.

Em terceiro nessa categoria ficou foto de refugiados nigerianos em centro de detenção em Surman, na Líbia, do fotógrafo Daniel Etter (Foto: Daniel Etter/World Press Photo via AP)

Na categoria "Notícias Gerais", o primeiro lugar ficou com Laurent Van der Stockt, que registrou uma menina apavorada durante uma operação das forças iraquianas realizada em casas em Gogjali, na região de Mossul, no Iraque.

Uma imagem de Santi Palacios, que mostra uma menina e seu irmão chorando a morte da mãe em um naufrágio, conquistou o segundo lugar na categoria "Notícias Gerais". Em terceiro ficou Noel Celis, com foto de cela superlotada em prisão nas Filipinas.

Na categoria "Natureza", o fotógrafo Francis Perez conquistou o primeiro lugar com foto que mostra tartaruga presa em rede de pesca na costa de Tenerife, na Espanha.

Nayan Khanolkar levou o segundo na categoria "Natureza" com imagem de leopardo que vive no Parque Nacional Sanjay Gandhi, na Índia.

Foto que mostra borboletas no México ficou em terceiro lugar nessa categoria. A imagem foi feita pelo fotógrafo Jaime Rojo no santuário de borboletas El Rosario, no estado de Michoacan.

Todas as imagens e séries premiadas podem ser vistas na página do World Press Photo. Veja abaixo imagens vencedoras em outras categorias destacadas pelo G1.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.