Abandono

Praça conhecida na região central de São Luís está abandonada

Local, chamado popularmente de Quinta do Macacão, e situado ao lado de unidade escolar municipal, tem vários problemas estruturais e serve de abrigo para moradores de rua.

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

[e-s001]A praça conhecida popularmente como “Quinta do Macacão”, situada na Rua Celso Magalhães, na região central de São Luís, está abandonada. A situação de degradação foi constatada por O Estado, que verificou ausência de coleta de lixo e conservação.

O espaço, localizado ao lado da Unidade de Ensino Básico (UEB) Bernadina Spíndola, possui uma quadra de esportes, cujas muretas de proteção estão parcialmente destruídas pela ação do tempo e de vândalos. O mato está alto e é possível ver várias pichações na estrutura da praça referentes a grupos criminosos.

Ao lado da quadra de esportes, há um coreto, cuja cobertura está danificada. De acordo com moradores que residem próximos à praça, alguns vândalos estiveram no local e retiraram os materiais usados na proteção do coreto. Ainda segundo os moradores, pessoas que vivem nas ruas usam o espaço da praça como abrigo, especialmente durante a noite.

[e-s001]O empresário Júlio Dantas, cuja sede do empreendimento fica em frente à praça, disse que várias solicitações ao poder público já foram feitas para a recuperação do espaço. “Também já fizemos algumas ações sociais para revitalizar o local, mas se não houver uma recuperação na parte física da praça, ficará difícil considerá-la como um espaço agradável para se estar com a família e amigos”, disse.

Já o morador Alfredo de Paula, informou que até algumas árvores plantadas na praça foram retiradas. “Teve uma ação de uma igreja evangélica daqui da cidade, que era para retirar estas árvores antigas e replantá-las. Só fizeram uma coisa e nunca replantaram”, disse.

[e-s001]Assaltos
De acordo com moradores, por causa da ausência de iluminação no local, há a ocorrência de assaltos cujas vítimas estão na praça. “Eu já vi alguns assaltos nesta praça”, disse um morador que não quis se identificar. Por outro lado, a polícia informou que tem feito rondas diariamente no local, com redução no número de ocorrências de furto.

Pessoas da área ressaltam que o nome “Quinta do Macacão” se refere a um olho d´água que existia na área atualmente ocupada pela praça.

O Instituto de Paisagem Urbana (Impur) informou, em nota, que encaminhará uma equipe técnica ao local para avaliar as condições da praça, para que sejam tomadas as medidas necessárias. O Comitê de Limpeza Urbana informa que realiza diariamente a coleta de lixo domiciliar na Rua Celso Magalhães.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.