Sisu

Dois cursos da UFMA entre os 10 mais concorridos do país

Pedagogia recebeu 11.112 inscritos, sendo o 7º mais procurado do Brasil no ranking geral; Direito apareceu em 9º, com 10.862 inscrições

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
UFMA ficou entre as quatro instituições de educação superior mais procuradas pelos candidatos
UFMA ficou entre as quatro instituições de educação superior mais procuradas pelos candidatos

SÃO LUÍS - Os cursos de Pedagogia e Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ficaram entre os 10 mais procurados no país no Sistema de Seleção Unificada 2017 (Sisu). A instituição foi a quarta em maior número de inscrições na edição.

O curso de Pedagogia recebeu 11.112 inscritos, sendo o 7º mais procurado do Brasil no ranking geral. Direito apareceu duas posições depois, em 9º, com 10.862 inscrições.

Cursos com maior número de inscrições
Cursos com maior número de inscrições

Além disso, A UFMA ficou entre as quatro instituições de educação superior mais procuradas pelos candidatos, com 131.899 inscrições para 2.418 vagas ofertadas. A universidade ficou atrás apenas de as federais de Minas Gerais (UFMG), com 171.825 inscrições para 6.279 vagas; de Pernambuco (UFPE), com 144.322 para 6.952; e do Ceará (UFC) com 140.849 para 6.288.

O coordenador do curso de Pedagogia da UFMA, Carlos Dublante, acredita que o grande número de inscritos é gratificante e destaca a qualidade social do curso. “Esses números são muito significativos já que o curso de Pedagogia historicamente tem contribuído na formação de educadores no Estado”, disse.

Já o coordenador do curso de Direito da UFMA, Raimundo Nonato Campos, salientou que uma das preocupações do curso é mostrar aos estudantes que eles também são importantes para a instituição. “Nós sempre estamos em constante melhoria e temos orgulho em dizer que o curso de Direito da UFMA não possui retenção de alunos. Nosso principal objetivo é mostrar que nos importamos com a formação deles”, contou. Campos também destacou o reflexo do curso perante concursos, exame da OAB e estágios da área. “Os primeiros lugares são nossos e isso temos que nos orgulhar”, comemorou.

O responsável pelo Sisu na UFMA, João Everton Cunha, afirmou que uma das medidas que auxiliam na busca pela instituição é o fato de a UFMA não adotar notas mínimas para a concorrência. “A nota de corte é estabelecida por quem concorre. Há universidades que exigem uma nota mínima para que o aluno possa se candidatar. A UFMA exige apenas que o candidato não zere a prova. Com isso, qualquer pessoa que fez o Enem e não zerou a redação consegue se candidatar para uma vaga na UFMA”, destacou.

Ele lembra ainda que a nota de corte estabelecida impede que muitos candidatos sequer participem do processo, tornando assim, a UFMA bastante inclusiva com relação aos métodos adotados.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.