Meio Ambiente

Caravana Verde visita três estados na Amazônia

Ministro Sarney Filho esteve ontem no Acre, reforçar o combate ao desmatamento e implementar projetos sustentáveis nos estados da Amazônia Legal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Ministro Sarney Filho visitou a Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema
Ministro Sarney Filho visitou a Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema (Ministro Sarney Filho visitou a Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema)

ACRE - O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, encerrou na sexta-feira, 10, no Acre, a primeira etapa da Caravana Verde, que visa reforçar o combate ao desmatamento e implementar projetos sustentáveis nos estados da Amazônia Legal .

Nos três estados que visitou - Amazonas, Rondônia e Acre - o ministro condenou as derrubadas de florestas, que aumentaram nos dois últimos anos, e defendeu, além da fiscalização rigorosa, a oferta de alternativas econômicas para as famílias que vivem no bioma, como forma de garantir o sucesso da preservação ambiental.

Ontem, o ministro visitou a Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, no município de Sena Madureira, no Acre, onde entregou 200 certificados de formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) aos moradores da reserva. Os beneficiados pelo programa se formaram em cursos de agricultor agroflorestal, administrador de empreendimentos florestais de base comunitária, artesão de biojóias, meliponicultor, açaicultor e beneficiador de produtos extrativistas, entre outros.

Junto com o governador Tião Viana, Sarney Filho e dirigentes do ministério e dos órgãos vinculados conheceram o terreno onde será construída a sede do Instituto Chico Mendes- ICMbio, em Rio Branco.

"Tenho visto aqui no Acre que o estado tem atuado fortemente no combate ao desmatamento. E essa parceria entre os governos federal, estaduais e municipais é muito importante nesta difícil missão. Fico muito feliz ao ver que os programas no estado podem tornar-se referência para outros países", destacou.

Rondônia

Na quinta-feira, 9, Sarney Filho esteve em Rondônia, onde anunciou, em reunião com o governador Confúcio Moura, a liberação de R$ 14 milhões para investimentos em projeto de conservação da Floresta Amazônica na região. Na ocasião, ele participou também da assinatura de compromisso entre estado e municípios para reduzir o desmate no estado.

“O Estado brasileiro tem uma dívida com a Amazônia e precisa resolvê-la”, declarou Sarney Filho. Segundo ele, serão ampliados recursos e políticas para o bioma. “A Amazônia presta diversos serviços ambientais ao planeta e é preciso haver pagamento por esses serviços”, acrescentou o ministro.

Ainda no estado, o ministro assinou carta de compromisso entre União, estado e municípios para garantir esforços conjugados de redução do desmatamento em Rondônia. Os gestores locais também apresentaram diagnóstico do monitoramento e fiscalização em unidades de conservação e terras indígenas rondonienses. “Temos um compromisso com o desenvolvimento e a proteção ambiental”, resumiu o governador de Rondônia, Confúcio Moura.

Amazonas

Em Manaus, na quarta-feira, o ministro defendeu que o diálogo será fundamental para conter o desmatamento. “O caminho só será encontrado a partir de um conjunto de ações do Ministério (do Meio Ambiente), dos estados e dos municípios que são afetados”, declarou Sarney Filho. Segundo ele, o dia de trabalho em Manaus apontou caminhos para o enfrentamento da questão. “Oferecemos alternativas econômicas que possam viabilizar o desenvolvimento sustentável, o combate à pobreza e a inclusão social”, acrescentou.

Em reunião com o ministro, o governador José Melo Oliveira informou que o Governo do Amazonas lançou uma série de medidas para fortalecer a sustentabilidade na região. Entre elas, estão o lançamento do Programa Municípios Sustentáveis e o acordo de cooperação para viabilizar uma estratégia de governança para a realização do Plano de Desenvolvimento Territorial da região da BR-319. Também foram firmados projetos para promover a gestão ambiental, o manejo e geração de renda e serviços ambientais nas unidades de conservação locais.

Os gestores locais apresentaram a Matriz Econômica Ambiental do Estado do Amazonas. O desenvolvimento rural sustentável, a recuperação das áreas degradadas, a regularização ambiental das propriedades, a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais integram a nova política. “Foram criadas condições para desenvolver, de forma sustentável, as imensas riquezas que o Amazonas tem”, explicou o governador José Melo de Oliveira.

Próximas viagens

Ainda em fevereiro, a Caravana Verde passará pelo Mato Grosso (16/2) e Pará (21/2.) A equipe é formada pelos secretários Edson Duarte (Articulação Institucional e Cidadania Ambiental), Everton Lucero (Mudança do Clima e Florestas), Jair Tannus (Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental), José Pedro de Oliveira Costa (Biodiversidade) e Juliana Simões (Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável).

As atividades também serão acompanhadas pela presidente do Ibama, Suely Araújo; pelo presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski; o diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará; o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu; o diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará; e o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.