Bem-estar

Harmonização facial traz de volta a jovialidade da pele

Procedimentos estéticos menos invasivos promovem a simetria facial, harmonizando os traços e linhas do rosto afetados pelo envelhecimento ou por outros fatores, como o emagrecimento acentuado

Paula Boueri - Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Procedimentos menos invasivos proporcionam harmonização facial
Procedimentos menos invasivos proporcionam harmonização facial

As mudanças estéticas faciais podem estar relacionadas a diversos fatores. Quando associadas à idade, dependem de fatores genéticos, cronológicos, ambientais e emocionais. Por isso a velocidade das alterações varia de um indivíduo para o outro. Mas não tem jeito: uma hora os sinais aparecem. Em outros casos, a aparência envelhecida e cansada pode estar associada a situações como a perda de peso acentuada, resultante de cirurgias bariátricas ou dietas específicas. Em ambos os casos, os procedimentos estéticos podem ser aliados, devolvendo a jovialidade e harmonia facial.

“A harmonização facial consiste em um conjunto de procedimentos que tem como objetivo devolver a jovialidade que foi perdida ao rosto. Por meio deles, há a reposição dos volumes, contornos faciais e suavização das rugas e flacidez”, explica a médica Márcia Teixeira, da Clínica Vivace, no Medical Jaracati.

No processo de envelhecimen­to, a pele tem diminuída a produção de colágeno e ácido hialurônico, o que ocasiona a flacidez, perda de contorno e volume facial. Soma-se a isso a diminuição da renovação celular. Para além das questões estéticas, essa perda de harmonia pode resultar em uma baixa autoestima.

“Os procedimentos estéticos fa­zem parte da vida de muitas pessoas. Elas nos procuram para corrigir determinadas características do rosto que lhes incomodam ou devolver os volumes do rosto que o envelhecimento lhes tirou. Isso traz muitos benefícios psicológicos, pois eleva a autoestima delas”, comenta a médica Márcia Teixeira.

Médica Márcia Teixeira diz que ação do tempo pode ser minimizada
Médica Márcia Teixeira diz que ação do tempo pode ser minimizada

Tratamentos

De acordo com a médica, é preciso uma avaliação inicial para diagnóstico, pois a indicação é sempre individualizada. É possível fazer o aumento da maçã do rosto, aumento dos lábios, projeção com aumento do queixo, aumento de volume do ângulo da mandíbula.

“Também pode-se fazer a elevação da ponta nasal e/ou aumento do volume do dorso com seu afilamento, preenchimento dos sulcos acentuados, como o ‘bigode chinês’, com ácido hialurônico ou propilenoglicol ou linnea; suavização das rugas, com aplicação de botox ou dysport; correcão da flacidez facial, com uso de radiofrequencia, microagulhamento, laser de CO2, intradermoterapia. Faz-se essa reorganização dos ângulos e volumes com a correção das assimetrias próprias de cada rosto, proporcionando essa harmonização facial”, lista a médica.

Os procedimentos são não cirúrgicos, realizados no próprio consultório médico, com resultados imediatos, na maioria dos casos. É feito o uso de anestesia local e, dependendo do procedimento, é possível retornar ao trabalho no mesmo dia. “A ideia é sempre manter o aspecto natural e próprio de cada rosto, devolvendo uma aparência mais jovial ao rosto”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.