Meio Ambiente

Sarney Filho quer parceria no combate ao desmatamento

Ministro do Meio Ambiente visita estados para defender ações de combate ao desmatamento na Floresta Amazônica; ontem, ele esteve reunido com o governador do Amazonas, José Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Sarney Filho fala sobre a necessidade de preservação da floresta amazônica
Sarney Filho fala sobre a necessidade de preservação da floresta amazônica (Sarney Filho fala sobre a necessidade de preservação da floresta amazônica)

MANAUS - O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho iniciou ontem, em Manaus, as visitas que fará aos estados do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Pará com o objetivo de fortalecer as medidas de combate ao desmatamento na floresta amazônica e reforçar os programas de desenvolvimento sustentável no bioma.

Ele esteve reunido com o governador do Amazonas, José Melo, com quem reforçou a necessidade de parcerias com os governos da região para as ações de comando e controle (fiscalização). Ele também visitou o município de Itacoatiara, no estado, junto com integrantes da Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura. Com o grupo, conheceu o projeto de regeneração e conservação de floresta que funciona há 21 anos nessa região.

“A nossa Caravana Verde conta com as presenças de dirigentes do MMA e dos órgãos vinculados. Estamos empenhados em reverter os índices do desmatamento que aumentaram nos últimos dois anos. Conseguimos liberar R$ 23 milhões do Fundo Amazônia para este desafio e acredito que os resultados positivos irão aparecer logo. A equipe liderada pelo ministro esteve ontem no Amazonas; hoje, em Rondônia; amanhã, no Acre; no dia 16, no Mato Grosso; e no dia 21, no Pará.

Cooperação

Hoje, em Porto Velho, Sarney Filho realizará reunião técnica com o governador Confúcio Moura sobre as ações e estratégias adotadas pelo governo do estado na gestão ambiental do território rondoniense. No encontro, será entregue o diagnóstico do desmatamento em unidades de conservação e terras indígenas locais. Também será dada a largada à construção da Unidade Regional de Purus-Madeira, do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

O itinerário desta semana será encerrado amanhã,10, no Acre. O ministro entregará 200 certificados do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) aos moradores da reserva extrativista Cazumbá-Iracema, no município Sena Madureira (AC). Os beneficiados pelo programa se formaram em cursos como os de agricultor agroflorestal e administrador de empreendimentos florestais. Semana que vem o ministro irá ao Mato Grosso.

Além disso, Sarney Filho e o governador do Acre, Tião Viana, anunciarão medidas conjuntas que serão adotadas entre o governo federal e o estado. Será oficializada, também, a doação de terreno para a construção da sede própria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Acre.

A equipe da Caravana Verde é formada pelos secretários Edson Duarte (Articulação Institucional e Cidadania Ambiental), Everton Lucero (Mudança do Clima e Florestas), José Pedro de Oliveira Costa (Biodiversidade) e Juliana Simões (Secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável).

As atividades estão sendo acompanhadas também pela presidente do Ibama, Suely Araújo, pelo presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, pelo diretor geral do SFB, Raimundo Deusdará, e pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Água (ANA), Vicente Andreu.

Frase

“A nossa Caravana Verde conta com as presenças de dirigentes do MMA e dos órgãos vinculados. Estamos empenhados em reverter os índices do desmatamento que aumentaram nos últimos dois anos"

Sarney Filho

Ministro do Meio Ambiente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.