Atletismo

Federação dita novas normas no atletismo

Diretoria da Iaaf, em reunião realizada ontem, suspendeu a troca de nacionalidade de atletas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

SÃO PAULO

As polêmicas no mundo do atletismo continuam a surgir. Em reunião ontem, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou que irá suspender momentaneamente a troca de nacionalidade de atletas.

A Federação pretende apresentar um novo sistema para cuidar das trocas de nacionalidade, afim de melhorar e controlar os pedidos dos atletas. A decisão, no entanto, não influencia os pedidos já feitos à Federação.

“Ficou muito claro com as múltiplas transferências de nacionalidades, sobretudo de atletas africanos, que as nossas regras não cabem mais. As regras não oferecem a proteção necessária para os atletas individuais e podem sofrer abusos”, afirmou o presidente Sebastian Coe.

Nos últimos anos, muitos atletas africanos aderiram a dupla nacionalidade, principalmente para países europeus, com o objetivo de receber um maior salário e prêmios pelas competições disputadas.

Por outro lado, Hamad Kalkaba Malboum, representante da África no conselho da IAAF, condena as atitudes dos países que aceitam os atletas africanos que visam, na maioria das vezes, maiores salários.

“A atual situação é errada. O que temos é um mercado onde o maior comprador leva os talentos africanos. As leis estão sendo manipuladas. Isso tem que acabar e temos que achar novo meio”, avaliou Malboum.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.