Tendência

Franquias de hamburguerias cresceram mais de 30% no país

Em São Luís, hamburguerias tornaram-se tendência e atraem cada vez mais consumidores; estabelecimentos viraram febre no país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
(hamburger)

O fim do dia de muito ludovicense tem terminado em uma das tantas hamburgerias espalhadas pela cidade. Há alguns meses, o segmento tornou-se tendência e atrai um número cada vez maior de consumidores. Mas a verdade é que as hamburguerias tornaram-se febre em todo o país. De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes de franquias de hamburguerias cresceram mais de 30% em três anos. Em 2014, eram 36 marcas e em 2016 totalizaram 47.

Outro estudo feito pelo Sebrae mostra que empreendimentos especializados em hambúrgueres superaram o modismo e estão se destacando entre os mais lucrativos do setor "Alimentação e Bebidas", que está no topo da lista entre os mais promissores para se investir em 2017.

O sucesso das hamburguerias está relacionado a um comportamento cada vez mais comum entre os brasileiros: o hábito de comer fora de casa. aSegundo o IBGE, 40% da população come fora de casa pelo menos uma vez ao dia. Já de acordo com a Preço Médio 2016, pesquisa da Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert), o gasto médio por refeição na rua é de R$ 30,48.

"A população continua crescendo e, mesmo em tempos de crise, não deixa de consumir esses produtos e serviços. As pessoas buscam alternativas mais baratas, mas o consumo permanece. É importante o empresário acompanhar esse movimento da economia para ter mais sucesso." afirmou o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

O estudo inédito divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que o segmento Alimentação lidera a lista das 50 maiores marcas de franquias no Brasil, em número de unidades, com 36% das redes. A seguir estão os Serviços Educacionais, com 18%, Moda, com 14% das redes, e em último Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 12% das marcas.

Em geral, o setor de alimentação é um dos mais consolidados e não deixou de crescer com a crise econômica. Em 2016, o número de unidades de franquias de comida cresceu 10%, somando quase 30 mil lojas no país. Na análise do especialista Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF, os dados refletem elevado grau de maturidade e evolução do franchising brasileiro. "São redes nacionais e estrangeiras consolidadas, capilarizadas, que servem de referência para o setor", afirma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.