Arte

Criatividade e folia nas telas

Exposição “Carne de Carnaval”, de Ciro Falcão, será aberta hoje, às 18h, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, onde permanece em cartaz até o dia 10 de março

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Exposição “Carne de Carnaval” será aberta hoje, às 18h
Exposição “Carne de Carnaval” será aberta hoje, às 18h

O primeiro prêmio que o artista recebeu, em 1978, foi quando alcançou o 1º lugar do projeto “Arco Íris”, promovido pela galeria da Fundação Nacional de Arte (Funarte/RJ), com uma xilogravura. Desde então, dedica-se à pintura a óleo, performance e pesquisa da cultura popular, com tendência ao fantástico e às tradições populares. Em 1976, Ciro integrou a Associação dos Artistas Plásticos do Maranhão, na Rua dos Afogados, ponto de encontro para discussão, troca de ideias e aulas de pintura. “O contato com outros artistas, como Cesar Teixeira, Josias Sobrinho, Murilo Santos, ampliaram esse meu olhar para as questões sociais”, afirmou Ciro.

O trabalho como arte-educador é também uma vertente importante para Ciro Falcão, que vê na educação uma forma de engajamento. “Como professor da rede pública de ensino, eu sempre tento relacionar e apresentar para os estudantes as origens dos folguedos, apresentando história, poética e estética, além de informações sobre brincadeiras já extintas, como o dominó, o diabo, o baralho, fofão, entre outros”, disse Ciro.

Serviço
O quê:
Exposição “Carne de Carnaval”

Quando: De hoje até o dia 10 de março, das 9h às 19h

Onde: Galeria Trapiche Santo Ângelo (em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande)

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.