Expectativas

Setor hoteleiro de São Luís teme baixa taxa de ocupação durante Carnaval

Até o momento, taxa de ocupação dos hotéis não está satisfatória para o período; crise econômica e falta da divulgação da programação local para outros estados, são fatores que estão contribuindo para essa situação

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
No ano passado, as taxas de ocupação dos hotéis no Carnaval não foi satisfatória
No ano passado, as taxas de ocupação dos hotéis no Carnaval não foi satisfatória (Hoteis)

Durante o período de Carnaval, é costume de muitas pessoas viajarem para outras cidades e estados para conhecer a cultura e festividades dos outros povos. Para o período momesco em São Luís, ainda não há uma previsão concreta, mas alguns gerentes que atuam no setor hoteleiro temem a baixa taxa de ocupação nos hotéis durante o período carnavalesco.

Essa preocupação não é de hoje. No ano passado, as taxas de ocupação dos hotéis nesse mesmo período não foi satisfatória. A situação foi atribuída a crise econômica, que fez com que as pessoas cortassem as despesas, o que inclui viagens.

Expectativa
Para este ano, o setor hoteleiro da capital maranhense teme uma baixa taxa de ocupação durante o Carnaval. Em alguns hotéis da cidade, a ocupação está abaixo do esperado para o período.

“A procura está abaixo da expectativa. Até agora temos 25% da ocupação e é muito pouco para o período”, disse, Ariel Marques, supervisor de recepção de um hotel localizado no centro de São Luís. Ele afirmou que a falta de divulgação da programação do Carnaval da cidade para outros destinos dificulta a vinda de turistas.

Armando Ferreira é gerente de um hotel localizado na Ponta d’Areia, orla da cidade e afirmou que até o momento existem muitas consultas e procuras por sites e aplicativos, mas elas até o momento não foram transformadas em reservas.

“Há uma retração do mercado e também a crise. Além disso, é difícil concorrer com outros destinos”, completou. Apesar dessas situações, ele espera uma taxa de ocupação entre 75% à 80% para os próximos dias no hotel.

De acordo com João Antônio Barros Filho, presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH – MA), a partir da próxima semana poderá ser feita uma projeção mais próxima de como vai ficar a taxa de ocupação dos hotéis para a temporada carnavalesca. “O perfil do turista está mudando. Quem mais vem são os turistas do entorno, como de Belém, que deixam para fazer a reserva mais próximo do Carnaval”, destacou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.