dopoing

Russos flagrados no doping ainda não devolveram medalhas ao COI

Os 18 medalhistas da Rússia punidos pelo Comitê Olímpico Internacional não entregaram os louros de Pequim e Londres; informação foi confirmada pelo presidente do Comitê Olímpico da Rússia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Mariya Savinova, ouro Londres 2012, ainda não devolveu medalha conquistada com dopin
Mariya Savinova, ouro Londres 2012, ainda não devolveu medalha conquistada com dopin (Russos)

RIO DE JANEIRO - O Comitê Olímpico Internacional (COI) determinou que os 18 medalhistas russos desqualificados das Olimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012 devolvam suas medalhas para a entidade. Até o momento, porém, nenhum dos envolvidos em episódios de doping tomou tal atitude. Quem confirmou a informação foi o presidente do Comitê Olímpico da Rússia, Alexander Zhukov, dizendo que não será um processo fácil.

"Até agora não tenho relato de nenhum atleta que tenha devolvido a sua medalha", garantiu o dirigente.

De acordo com fontes russas, a ideia dos atletas é manter a medalha em mãos enquanto apelam da decisão do COI. Outros se recusam a devolvê-las. Mesmo não tendo sido flagrado no doping, Usain Bolt devolveu a medalha do revezamento 4x100m de Pequim, já que Nesta Carter, que correu com o grupo, teve resultado adverso divulgado.

Maxim Dyldin, corredor russo, garantiu que o governo lhe disse para manter a medalha de bronze do revezamento 4x100m de Pequim 2008. A entrevista foi dada para um jornal local no mês passado.

"Tenho a medalha em casa. Deixe-os tentarem levá-la. Nosso ministro não concordou com a situação e nos disse para mantermos as medalhas" disse Maxim.

O fato da Rússia não concordar com a devolução das medalhas faz com que a relação com o Comitê Olímpico Internacional fique ainda mais estremecida. A Rússia é apontada pela Wada como responsável por um sistema de doping generalizado e com participação do governo do país. Amostras teriam sido trocadas, inclusive em Sochi 2014, na Olimpíada de Inverno.

O COI não deixa claro o que acontece caso os atletas não devolvam as medalhas de forma voluntária. Um processo judicial pode levar tempo. Muitos dos atletas estão aposentados e não teriam sanções esportivas. Até hoje, o histórico é de pouca punição em caso de comitês que não devolvem medalhas de seus atletas. Nesses casos, o COI conta com medalhas extras para repassar aos novos donos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.