Estados Unidos

Mais de 100 mil vistos foram revogados após ordem de Trump

Informação foi dada por procurador em audiência na Virgínia que analisava o caso de dois irmãos iemenitas barrados nos EUA; A restrição de Trump, válida por 90 dias, atinge pessoas nascidas em sete países: Iraque, Iêmen, Síria, Irã, Sudão, Líbia e Somália

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
O presidente também suspendeu o programa de recepção de refugiados durante pelo menos 120 dias, enquanto as autoridades definem o futuro sistema de verificação de vistos.
O presidente também suspendeu o programa de recepção de refugiados durante pelo menos 120 dias, enquanto as autoridades definem o futuro sistema de verificação de vistos. ( Fuad Sharif Suleman e sua família mostram seus vistos para imigrar nos EUA)

WASHINGTON - Mais de 100 mil vistos americanos foram revogados desde que o presidente Donald Trump assinou a ordem executiva que proíbe o ingresso de imigrantes de sete países de maioria muçulmana em território norte-americano. A informação foi dada por um procurador em uma audiência na Virgínia que analisava o caso de dois irmãos iemenitas barrados nos EUA, de acordo com a imprensa norte-americana.

O procurador Erez Reuveni, do Escritório de Litígio de Imigração, do Departamento de Justiça, falou em mais de 100 mil vistos revogados quando foi questionado pelo juiz Leonie Brinkema sobre o número de pessoas que foram detidas e deportadas. De acordo com a NBC News, primeiramente Reuveni disse que não sabia e, depois de pressionado, afirmou que "mais de 100 mil vistos foram revogados".

A audiência analisava o caso de dois irmãos do Iêmen que chegaram no último sábado no Aeroporto Internacional de Dulles e que disseram que foram coagidos a desistir de seu visto de residente e colocados rapidamente em um voo para a Etiópia.

Em coletiva de imprensa após a audiência, o advogado de defesa dos iemitas, Sandoval-Moshenberg, afirmou que o número surpreendeu a todos. "O número 100 mil tirou o ar dos meus pulmões", disse. "Você quase podia ouvir o suspiro coletivo na sala da corte quando o procurador declarou o número".

A restrição da ordem de Trump, válida por 90 dias, atinge pessoas nascidas em sete países: Iraque, Iêmen, Síria, Irã, Sudão, Líbia e Somália. O presidente também suspendeu o programa de recepção de refugiados durante pelo menos 120 dias, enquanto as autoridades definem o futuro sistema de verificação de vistos.

Juízes federais discordam

Um juiz federal de Los Angeles determinou que o governo permita a entrada no país de imigrantes dos sete países englobados no decreto que tenham liberação inicial para residência legal nos EUA, apesar do decreto presidencial proibir o ingresso dessas pessoas em território norte-americano.

A decisão do juiz Andre Birotte Jr. segue a de juízes federais de pelo menos outros quatro Estados que também limitaram o decreto presidencial.

De acordo com o Departamento de Estado norte-americano, vistos de imigrantes são o primeiro passo para se tornar um residente permanente dentro da lei, ou seja, um portador do chamado green card.

O Departamento de Justiça norte-americano disse à agência Reuters que estava revendo a ordem e não iria comentar.

A Casa Branca disse ter divulgado orientações atualizadas sobre o decreto, esclarecendo que residentes permanentes legais no país, os detentores do chamado “green card”, não precisariam de uma licença para entrar no país, como foi inicialmente previsto após a assinatura o decreto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.