Balneabilidade

Seis pontos nas praias da Ilha estão impróprios para banho

Aumento foi de 100% no número de regiões extremamente poluídas na orla; Praia da Ponta d’Areia é a que mais tem pontos impróprios: quatro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Foz do Rio Calhau está mais uma vez com água suja
Foz do Rio Calhau está mais uma vez com água suja

SÃO LUÍS - O último laudo semanal de balneabilidade, divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), mostra que seis pontos da orla estão impróprios para banho na Ilha de São Luís. A pesquisa, que contém dados de 29 de dezembro até 22 de janeiro, foi concluída no último dia 25 e mostra que o número de regiões extremamente poluídas na orla aumentou 100%.

De acordo com o novo laudo, a Praia da Ponta d’Areia é a que mais tem regiões impróprias, quatro de seis pesquisadas. Os outros dois pontos estão na Praia de São Marcos, próximo à foz do Rio Calhau e na Praia do Olho d’Água, à direita da Elevatória Pimenta I.

A Sema passou a divulgar os laudos com as condições de balneabilidade das praias após Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão obrigando a secretaria a difundir amplamente as condições de banho nas praias de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, incluindo a fixação de placas em trechos impróprios para banho.

[e-s001]Mas uma reportagem publicada em O Estado em dezembro mostra que os laudos de balneabilidade das praias da Ilha de São Luís divulgados semanalmente têm confundido mais do que informado. As análises feitas pelo LAA da Sema, trazem informações discrepantes a cada semana. E como são divulgadas sempre com atraso, terminam não dando a informação correta do período.

Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), as águas das praias serão consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 100 Enterococos/100 mL (NMP - Número Mais Provável). As águas das praias serão consideradas impróprias quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 400 Enterococos/100 mL (NMP).

SAIBA MAIS
Pontos pesquisados

Praia da Ponta D’ areia
Ao lado do Forte Santo Antonio - PRÓPRIO
Atrás do Hotel Praia Mar - PROPRIO
Atrás do Bar do Dodô - IMPRÓPRIO
Em frente a Praça de Apoio ao Banhista - IMPRÓPRIO
Edifício Herbene Regadas - IMPRÓPRIO
Em frente ao Hotel Brisa Mar - IMPRÓPRIO

Praia de São Marcos
Em frente aos Bares Do Chef e Marlene’s - PRÓPRIO
Em frente a Barraca da Marcela - PRÓPRIO
Em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar - PRÓPRIO
Em frente ao IPEM e ao Bar Kalamazoo - PRÓPRIO
Foz do Rio Calhau - IMPRÓPRIO

Praia do Calhau
À direita da elevatória II da CAEMA - PRÓPRIO
Em frente a Pousada Tambaú - PRÓPRIO
Em frente ao Bar Malibu - PRÓPRIO

Praia do Olho d’Água
A direita da Elevatória Pimenta I - IMPRÓPRIO
À direita da Elevatória Iemanjá II - PRÓPRIO

Praia do Meio
Em frente ao Bar do Capiau - PRÓPRIO
Em frente ao Bar da Praia - PRÓPRIO

Praia do Araçagi
Em frente ao Fatima’s Bar - PRÓPRIO
Em frente ao Bar Novo Point - PRÓPRIO
Em frente ao Bar do Isaac - PRÓPRIO

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.