Reforma

Após denúncia de O Estado, obras do Hospital da Criança são retomadas

Serviços no local estavam paralisados desde o fim do ano passado; mesmo com a volta das atividades, obras são vagarosas e dificilmente o prazo de conclusão da reforma e ampliação, previsto para daqui a uma semana, será cumprido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Poucos operários trabalham na obra de reforma e ampliação do Hospital da Criança
Poucos operários trabalham na obra de reforma e ampliação do Hospital da Criança (Obra)

SÃO LUÍS - Após sucessivas denúncias feitas por O Estado, as obras do Hospital Odorico Amaral de Mattos (Hospital da Criança), no bairro da Alemanha, em São Luís, foram retomadas, mas com morosidade. De acordo com comerciantes que trabalham nas proximidades, apenas ontem que operários foram vistos no local.

Nas últimas semanas não se observava o andamento de qualquer serviço no local nem operários no canteiro de obras, embora a prefeitura afirmando que as atividades não estavam paralisadas. Na manhã de ontem, alguns funcionários fizeram-se presente executando as atividade, mas eram poucos, o que demostrou que os serviços serão realizados de forma lenta.

Outro detalhe que chama atenção é o prazo de conclusão da obra. Na placa fixada em frente à unidade de saúde que contém informações a respeito dos serviços que estão sendo executados diz que o prazo de conclusão das atividades é o dia 11 de fevereiro, ou seja, daqui a uma semana.

Contudo, pelo atual estágio em que as obras se encontram no momento, e com as chuvas que frequentemente estão atingido a capital maranhense, atrapalhando naturalmente o andamento de qualquer obra de construção civil, dificilmente os serviços do Hospital da Criança serão concluídos dentro do prazo estabelecido.

Obras – A obra de reforma e ampliação do Hospital da Criança está orçada em R$ 14.975.965,88. De acordo com as informações que constam na placa com os detalhes do serviço, as atividades foram iniciadas no dia 12 de junho de 2014 e a previsão é que elas sejam concluídas no dia 11 deste mês.

O novo Hospital da Criança é alardeado como a grande obra da parceria entre Governo do estado e Prefeitura de São Luís. Durante as últimas eleições municipais, no ano passado, a obra foi utilizada constantemente como propaganda do prefeito reeleito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Segundo a Prefeitura de São Luís, depois da reforma o hospital deve garantir atendimento mais humanizado e com mais qualidade ao público infantil. Serão 25 enfermarias com 178 leitos, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos, área de isolamento, sala de tomografia, salas de ultrassom, lactário, sala de nebulização, laboratório, sala de sutura, sala de coleta, dois elevadores para transporte de macas e pacientes, farmácias satélite, duas recepções de espera infantil e Centro Cirúrgico com quatro salas de grande porte.

O Estado entrou em contado com a Prefeitura de São Luís para buscar um posicionamento sobre o andamento das obras na unidade de saúde e o prazo de conclusão das atividades, previsto para daqui a uma semana, mas até o fechamento desta edição nenhuma resposta foi obtida.

Mais

Antes de iniciada a reforma, o Ministério Público e a Justiça, tentaram, de várias formas, obrigar a prefeitura a resolver os problemas na unidade de saúde, isso porque diversas vistorias realizadas no local apontavam que o prédio estava completamente inadequado para uso. Conforme o laudo apontava, foi constatado o descumprimento das normas sanitárias em vigor, que poderiam provocar sérios danos à saúde dos usuários do hospital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.