Lava Jato

Juiz da Lava Jato lidera lista de indicados para substituir Teori no STF

Nome de Sérgio Moro foi incluído pela associação de juízes federais; além dele há um desembargador e um ministro do STJ

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Sérgio Moro foi incluido na lista de indicados para substituir Teori Zavascki
Sérgio Moro foi incluido na lista de indicados para substituir Teori Zavascki (Serigo Moro)

BRASÍLIA - A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) entregou na tarde de ontem uma lista tríplice ao Subchefe da Casa Civil para Assuntos Jurídicos da Presidência da República, Roberto Rocha, com sugestão de nomes para o presidente Michel Temer indicar para o Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga deixada pelo ministro Teori Zavascki, morto no último dia 19.

O juiz federal Sérgio Moro, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba e coordenador da Operação Lava Jato na primeira instância, encabeça a lista, seguido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca e pelo desembargador Fausto de Sanctis, do Tribunal Regional Federal de São Paulo.

Moro recebeu 319 votos, Fonseca 318 e De Sanctis 165. Participaram da votação 761 associados da Ajufe, com direito a votar em até três candidatos.

A seleção ocorreu em duas fases. Do dia 24 ao dia 25, os associados puderam indicar nomes de Juízes Federais, Desembargadores Federais e Ministros dos Tribunais Superiores para compor a lista prévia de candidatos. O único critério para a indicação na primeira etapa era o magistrado ter mais de 35 anos, como determina o artigo 101 da Constituição, que rege a composição do Supremo Tribunal Federal.

As indicações da primeira fase de votação resultaram em uma relação de 34 nomes. Do dia 26 ao dia 31, os pré-selecionados foram escolhidos por seus colegas de magistratura e os três mais votados deram origem à Lista Tríplice.

"A recomposição do pleno do STF é de extrema importância para que a Suprema Corte volte do recesso do Judiciário sem restrições em sua rotina de trabalho. Com a morte do ministro Teori Zavascki, muitas dúvidas surgiram sobre o futuro da Operação Lava Jato no Supremo. Teori é oriundo da Justiça Federal, por isso, a Ajufe considera imprescindível que a vaga na Corte seja destinada à Magistratura Federal", argumenta a associação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.