Posicionamento

Presidente de Israel lamenta mal-entendido com México

Reuven Rivlin se posicionou contra declaração do seu primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, sobre plano de Trump de construir muro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
O cargo de Rivlin é essencialmente cerimonial, e o longo comunicado pareceu ficar aquém de uma desculpa propriamente dita que o México pediu.
O cargo de Rivlin é essencialmente cerimonial, e o longo comunicado pareceu ficar aquém de uma desculpa propriamente dita que o México pediu. (Israel)

TEL AVIV - O presidente de Israel, Reuven Rivlin, disse a seu colega mexicano ontem que lamenta o mal-entendido causado por um tuíte no qual seu primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, pareceu elogiar os planos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de construir um muro na fronteira com o México.

Em uma postagem publicada no sábado que atraiu uma réplica do México, Netanyahu escreveu: "O presidente Trump está certo. Eu construí um muro ao longo da fronteira sul de Israel. Ele deteve toda a imigração ilegal. Um grande sucesso. Uma grande ideia".

"Acho que um pedido de desculpa... seria apropriado neste caso", disse o chanceler mexicano, Luis Videgaray, após o tuíte do premiê, embora ressaltando que o Estado judeu é um "amigo próximo" do México.

Netanyahu havia escanteou a exigência mexicana de um pedido de desculpa e ecoou explicações israelenses anteriores para seus comentários no Twitter, dizendo que estes não se referiam aos laços entre os EUA e seu vizinho do sul – o que o ministro das Relações Exteriores mexicano rejeitou na segunda-feira por considerar insuficientes.

Dano

"Sinto muito por qualquer dano causado por este mal-entendido, mas é importante notar que isso foi só um mal-entendido, e estou certo de que podemos deixar este assunto para trás", disse um comunicado do gabinete do presidente de Israel, Reuven Rivlin, ao mandatário mexicano, Enrique Peña Neto.

O cargo de Rivlin é essencialmente cerimonial, e o longo comunicado pareceu ficar aquém de uma desculpa propriamente dita que o México pediu.

Em comentários públicos feitos na segunda-feira, Netanyahu disse que se referia ao elogio de Trump à barreira que Israel construiu na fronteira com o Egito, uma cerca com sensores eletrônicos que deteve a maior parte do influxo de imigrantes africanos.

"Eu de fato ressaltei o sucesso notável da cerca de segurança de Israel. Mas não comentei sobre as relações EUA-México. Temos tido, e continuaremos a ter, boas relações com o México", disse Netanyahu em inglês durante uma conferência de cibersegurança em Tel Aviv nesta terça-feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.