Saúde

Exame detecta trombose em ex-primeira-dama, segundo boletim médico

Dona Marisa foi internada há uma semana após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico provocado pelo rompimento de um aneurisma

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Dona Marisa está internada desde o dia 24 de janeiro no Hospital Sírio-Libanês
Dona Marisa está internada desde o dia 24 de janeiro no Hospital Sírio-Libanês ( Dona Marisa está internada desde o dia 24 de janeiro no Hospital Sírio-Libanês)

SÃO PAULO - Exame realizado na ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, 66, detectou a ocorrência de "de trombose venosa profunda dos membros inferiores", caracterizada por um quadro de edemas e dor nas pernas, coxas e região pélvica.

Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, onde Marisa Letícia está internada desde o dia 24, a presença de trombose foi constatada na tarde de segunda,30, num ultrassom. Já na tarde de segunda, os médicos tentaram tranquilizar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmando que essa é uma intercorrência inerente ao tratamento.

"Foi então realizada a passagem de um filtro de veia cava inferior com o objetivo de prevenir a ocorrência de embolia", diz o boletim divulgado na tarde de ontem.

Ainda segundo os médicos, "não há anormalidades na coagulação, função renal ou hepática da paciente". E Marisa "permanece estável do ponto de vista cardiovascular, com níveis normais de pressão arterial sem necessidade de utilização de medicamentos para controle pressórico, apresentando ecocardiograma seriadamente normal".

De acordo com o boletim, Marisa é submetida a "controle neurointensivo, apresentando melhora progressiva dos parâmetros evolutivos neurológicos".

O boletim, assinado pelos médicos responsáveis apresenta um histórico do tratamento. Segundo a nota, Marisa internou-se "com o diagnóstico de Hemorragia Subaracnóide Fisher IV", o mais grave da escala.

"Imediatamente após a admissão hospitalar, a paciente foi submetida à embolização de aneurisma cerebral. Não houve intercorrências no procedimento. Após o procedimento, a paciente foi submetida à passagem de um cateter para monitorização intra-ventricular da pressão intracraniana", acrescenta.

Tomografia

Na sexta-feira, 27, Dona Marisa passou por mais uma tomografia para verificar se houve melhora na infecção que se formou em seu cérebro. Os médicos que acompanham a ex-primeira-dama pediram o novo exame para avaliar se o grau de infecção provocado pela hemorragia cerebral melhorou ou piorou.

O médico Roberto Kalil Filho, chefe da junta que atende Dona Marisa, explicou que a atividade cerebral só chega ao seu pico depois de no mínimo três dias de um trauma como o AVC. Na sexta, quando se completava o terceiro dia de internação, o médico se dizia esperançoso de que fosse possível fazer uma melhor avaliação das regiões do cérebro afetadas pela hemorragia.

Segundo o médico, Dona Marisa já tinha um aneurisma, uma veia cerebral com malformação, diagnosticada há cerca de dez anos. Não havia, na época, indicação cirúrgica, mas apenas de acompanhamento clínico. Segundo ele, foi esse aneurisma que se rompeu. Kalil disse ainda que uma crise hipertensiva "provalmente pode ter rompido o aneurisma".

Mais

O aneurisma cerebral é a dilatação anormal de uma parte da artéria ou uma veia que irriga o cérebro. Essa dilatação faz com que parte do vaso fique mais fina, mais sensível, como se fosse uma bolha, que pode se romper a qualquer momento e provocar uma hemorragia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.