Dívidas

Balcão de renegociação favorece consumidores, em São José de Ribamar

Consumidores inadimplentes têm a oportunidade para negociação de débitos com empresas com oferta de descontos em multas e juros, e até mesmo tributos municipais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Os atendimentos são feitos das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados devem comparecer ao local portando documentos pessoais.
Os atendimentos são feitos das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados devem comparecer ao local portando documentos pessoais. (renegociação)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Prossegue em São José de Ribamar o I Balcão de Negociação de Dívidas. O evento, iniciado segunda-feira realizado pela 2ª Vara Cível da comarca em parceria com a Prefeitura municipal acontece até sexta-feira,3, no Salão do Júri do Fórum da Comarca.

De acordo com a juíza Ticiany Gedeon Palácio, o balcão tem o objetivo de oferecer aos consumidores inadimplentes oportunidade para negociação de débitos com empresas com oferta de descontos em multas e juros, e até mesmo tributos municipais.

“A solução negociada é muito melhor porque demanda menos tempo e as próprias partes protagonizam o acordo além de desafogar a intensa carga de processos do judiciário”, avalia.

Além da Prefeitura de São José de Ribamar também participam desta edição do evento, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/São Luís), Procon, Cemar, Vivo, Odebrecht e Condomínio Ponta Verde.

Durante o evento, a Prefeitura de São José de Ribamar, que promulgou a Lei Complementar N° 41/2017, com o objetivo de regularizar os créditos municipais, também vai realiza, após avaliação, isenção de multas por infração sobre débitos ainda não lançados. Outra novidade, é a inclusão dos condomínios no evento.

Os atendimentos são feitos das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados devem comparecer ao local portando documentos pessoais.

Como funciona

O consumidor é atendido pela Câmara de Dirigentes Lojistas ( CDL), detentor do cadastro do SPC, que informará a existência de pendências financeiras. Identificado algum débito, o consumidor é encaminhado para atendimento direto.

As empresas participantes estão instaladas em estandes personalizados para atendimento de convidados e do público em geral, que serão atendidos por ordem de chegada, devidamente orientados, conforme a pendência a ser resolvida.

Mediação virtual

Outro meio disponibilizado para o consumidor negociar suas dívidas com 358 empresas de todo o país é a Mediação Virtual, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Ministério da Justiça. O usuário pode acessar o serviço, cadastrar um endereço de e-mail, solicitar a mediação e acompanhar o andamento da proposta. A plataforma do CNJ permite ainda a homologação virtual do acordo e a solicitação de audiência presencial. A Mediação Virtual já possui 6630 reclamações digitais originadas no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.