Festa mais segura

Polícia vai ampliar segurança durante o Carnaval em SL

Objetivo da ação da Polícia Militar é evitar possíveis crimes, como roubos e ameaças físicas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Carnaval terá mais policiamento do que a pré-folia
Carnaval terá mais policiamento do que a pré-folia (Madre Deus)

SÃO LUÍS - O efetivo de policiais militares será ampliado durante o Carnaval este ano, em comparação à quantidade de homens designados para a pré-folia. De acordo com o comando da PM, o objetivo é evitar possíveis crimes nos locais de festa, como roubos, por exemplo.

No total, segundo o comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPAM-1), somente no último fim de semana 300 policiais foram deslocados para monitorar os principais pontos do pré-Carnaval, como Madre Deus e Praia Grande, além de bairros que registraram desfile de blocos (João de Deus, Cohafuma e Cidade Operária). “Sem dúvida, podemos afirmar que, durante o Carnaval, teremos mais do que 300 homens para garantir uma festa segura”, disse o comandante do CPAM-1, tenente-coronel Pedro Ribeiro, sem detalhar a quantidade de homens.

De acordo com a polícia, além de homens a pé, nos próximos fins de semana, também haverá a presença de PMs em viaturas. “Vamos ampliar ainda mais a nossa área de atuação e, além disso, no comando, haverá o monitoramento de qualquer ocorrência. Tudo para proporcionar tranquilidade a todos”, afirmou Pedro Ribeiro.

Segundo o comandante, domingo (29) não foi registrada qualquer ocorrência mais grave na Madre Deus. Em contrapartida, alguns foliões chegaram a relatar, nas redes sociais, possíveis casos de violência. Em uma das postagens, um homem – que preferiu não se identificar – relatou que houve um princípio de tumulto na Madre Deus. Em contato telefônico, ele confirmou o fato. “Teve uma confusão e eu tava perto.
Uns meninos começaram a correr e teve até um disparo de um PM para o alto”, disse.

Sobre o relato, o comandante Pedro Ribeiro disse que o fato não chegou ao seu conhecimento. Ele confirmou apenas uma ocorrência registrada na sexta-feira (27), na Praia Grande. Segundo ele, dois policiais militares, que estavam em uma moto em perseguição em uma das ruas do Centro Histórico, caíram do veículo. O fato teria ocorrido próximo a um clube de reggae no local. Para reverter a situação, outros policiais chegaram e atiraram para cima. “Após a queda, algumas pessoas não-identificadas chegaram a atirar garrafas contra os PMs”, informou Pedro Ribeiro. De acordo com ele, ninguém foi preso por causa da dificuldade para a identificação dos responsáveis.

SAIBA MAIS

A polícia recomenda que, se possível, o folião ou a foliã siga algumas dicas importantes. A primeira delas é evitar sair de casa com objetos de valor, para evitar chamar a atenção dos criminosos. Outra dica é andar sempre em grupos e não circular em locais “desertos”, com baixo fluxo de pessoas. Uma terceira e importante recomendação é estacionar o veículo em locais próximos à festa e iluminados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.