Fique atento

Crianças apresentaram mais problemas de visão nos últimos anos

Miopia, astigmatismo e hipermetropia estão entre as deficiências mais comuns na infância; pais devem procurar especialista na área

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
No mundo, 1,4 milhão de crianças têm baixa visão
No mundo, 1,4 milhão de crianças têm baixa visão (criança miopia)

SÃO PAULO - Com o início do ano letivo, é importante ressaltar que não são somente lápis, borrachas e cadernos que facilitam a vida dos pe­quenos durante o aprendizado. Nessa época do ano, os cuidados com a visão devem ser intensificados, e os adultos devem estar atentos aos sintomas que podem identificar se as crianças precisam de óculos.

Estimativas recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, no mundo todo, 1,4 milhão de crianças de zero a 14 anos são cegas e 17,5 milhões possuem baixa visão. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, há 10 anos o número de crianças que precisavam de óculos era de 10%. Atualmente, esse número corresponde a 20%.

Miopia, astigmatismo e hipermetropia são doenças oculares comuns na infância, por isso os pais devem estar atentos. “Muitas crianças não conseguem sinalizar se existe um problema que precisa ser corrigido, por isso a atenção dos pais é fundamental”, destaca Murillo Piotrovski, diretor da Marketing da Grandvision by Fototica. “Se ela está em fase escolar e não consegue acompanhar as lições e o desempenho da classe, senta-se muito perto do quadro de atividades, mantém tablets e celulares próximos ao rosto ou faz reclamações frequentes de dor de cabeça, pode ser que ela tenha alguma deficiência”, alerta.

Ao primeiro sinal de que algo não está bem, os pais devem procurar um especialista. Ele é a pessoa indicada para avaliar, investigar e diagnosticar qualquer possível problema. O uso de óculos sem a indicação de um oftalmologista pode piorar o problema.

Para aqueles que já têm a deficiência visual identificada, a GrandVision by Fototica, que faz parte do maior grupo de varejo ótico do mundo, possui lentes exclusivas, com alta tecnologia, como o tratamento Blue Filter, que podem ser aliados no aprendizado e no bem-estar dos pequenos.

A tecnologia ajuda a proteger os olhos da luz azul emitida em excesso pelas telas dos aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets, neutralizando-a e prevenindo problemas relacionados ao uso contínuo. Ela oferece maior conforto visual, reduzindo a tensão dos olhos e a fadiga. O tratamento Blue Filter também melhora o contraste e a nitidez da imagem, sendo ideal para o dia a dia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.