Prestação de serviço

Procon volta a acusar empresa de fornecer água de má qualidade na Grande São Luís

Odebrecht, no entanto, contesta laudos e afirma que não presta serviço na localidade citada pelo órgão

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Odebrecht Ambiental diz que não presta serviço na Raposa
Odebrecht Ambiental diz que não presta serviço na Raposa (Odebrecht)

SÃO LUÍS – O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA) volta a afirmar que a empresa Odebrecht Ambiental está fornecendo água fora dos padrões de consumo para moradores da Região Metropolitana de São Luís. Segundo o órgão, foram utilizadas amostras do município de Raposa, colhidas no bairro Pirâmide. No entanto, a Odebrecht volta a negar que preste serviço na localidade. As duas partes devem se reunir ainda nesta segunda-feira (30).

Segundo o Procon, os laudos da Vigilância Sanitária apontam a coleta feita no referido residencial e o identifica como pertencente ao município de Raposa. Ainda segundo órgão, a água que chega ao bairro é fornecida pela Odebrecht Ambiental, sendo de sua responsabilidade a prestação do serviço.

Já quanto a alegação, feita pela Odebrecht, de que o processo teria sido encerrado em agosto de 2016, o Procon afirma que trata-se de uma informação inverídica trazida pela concessionária, pois nesse período houve tratativas para que fosse firmado um termo de ajustamento de conduta com a empresa sancionada. Por fim, o Procon garante também que recebeu reclamações de moradores do Residencial Pirâmide sobre o problema. Segundo o comunicado, o órgão de defesa do consumidor cerca de 1.000 reclamações contra a Odebrecht Ambiental.

Posicionamento da Odebrecht

A Odebrecht Ambiental informa que não presta serviço no referido município citado pelo Procon. “Não faz parte do objeto de nossa concessão o município de Raposa, nem as zonas rurais de Paço do Lumiar e São José de Ribamar”, diz a empresa.

A Odebrecht diz também que trabalha constantemente com analises da água que fornece. “Temos equipes que trabalham diariamente na coleta de amostras em todos os sistemas de abastecimento dos dois municípios [Ribmar e Paço do Lumiar], todos os 230 poços e suas respectivas redes de abastecimento são monitorados, coletadas amostras e analisadas em laboratório para certificação de sua potabilidade, já fizemos mais de 44.000 análises de qualidade da água”, garante.

A empresa se diz surpresa com a reabertura deste processo por parte do Procon. “Fomos surpreendidos com a notícia pela imprensa. Em meados de 2016 apresentamos nossa defesa e alegações, fundamentando com documentos, laudos de empresas independentes e reconhecidas como a UFMA esclarecendo de forma contundente as supostas irregularidades, e em reunião no dia 09 de agosto de 2016, o próprio Diretor do Procon, Duarte Junior, informou a empresa que as alegações apresentadas eram suficientes e que o processo seria encerrado”, relembra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.