Arquidiocesano

Igreja Católica realiza III Encontro de Comunicadores

Novos tempos exigem estratégias de comunicação para evangelizar e informar as ações das paróquias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

Seja para evangelizar, informar aos fiéis ou à comunidade o trabalho que é feito pelas paróquias, os novos tempos exigem, da Igreja Católica, novas estratégias de comunicação ao mesmo tempo em que urge o compromisso ético com a informação. Por isso, aconteceu em São Luís o III Encontro de Comunicadores Arquidiocesanos (ECA).
Organizado pela Pastoral da Comunicação (Pascom), da Arquidiocese de São Luís, o encontro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. Com o tema “Desenvolvimento humano e comunicação: propostas para uma interação midiática eticamente responsável”, o objetivo do encontro é fazer com que os comunicadores voluntários debatam e sejam capacitados para atuar na comunicação das suas paróquias.

Formação
O coordenador da Comissão para a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de São Luís, padre Gutemberg Feitosa, destacou que algumas pastorais de comunicação já tinham uma formação consolidada, como na Igreja da Sé e Santuário da Conceição. Contudo, nos últimos anos com as novas tecnologias e acesso mais amplo aos canais de comunicação, principalmente, os digitais, novas Pascoms foram surgindo e se estruturando de modo bem rápido e significativo. “Hoje, 60% das nossas paróquias têm pastorais de comunicação”, informou.
Ainda de acordo com ele, no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil há quatro eixos que precisam ser trabalhados pelas pastorais de comunicação. “Os eixos são articulação, produção, espiritualidade e formação. Partindo destes eixos nós trabalhamos a comunicação dentro e fora das paróquias, dando visibilidade às nossas atividades sociais e melhorando nosso relacionamento com as entidades da sociedade civil e até mesmo no processo de evangelização”, explicou.
Padre Gutemberg falou ainda da importância de discutir a interação midiática de forma ética. “Com a multiplicação de notícias falsas nas redes sociais é preciso que as equipes da Pascom entendam o papel do orador e façam um trabalho que tenha credibilidade, pois muitos deles são voluntários e sem formação técnica para atuar nesta área”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.