Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
EIS ESTA bela imagem de uma das edições anteriores do Troféu Mirante Esporte, com a participação da Bandinha da Associação dos Amigos do Bom Menino das Mercês
EIS ESTA bela imagem de uma das edições anteriores do Troféu Mirante Esporte, com a participação da Bandinha da Associação dos Amigos do Bom Menino das Mercês
Registro de Nordman Wall, chefe do Departamento de Clínicas do Curso de Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão, ao lado de Roberto de Lima, gerente geral da Terra Zoo, formatando novas parcerias para 2017. No ano passado, a campanha Bumba Meu Pet atendeu 446 animais de estimação no Hospital Veterinário da Uema, com pagamento de valores simbólicos revertidos para causas sociais
Registro de Nordman Wall, chefe do Departamento de Clínicas do Curso de Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão, ao lado de Roberto de Lima, gerente geral da Terra Zoo, formatando novas parcerias para 2017. No ano passado, a campanha Bumba Meu Pet atendeu 446 animais de estimação no Hospital Veterinário da Uema, com pagamento de valores simbólicos revertidos para causas sociais

Uma celebração ao esporte
Tudo pronto para a entrega, na noite de hoje, do Troféu Mirante Esporte, que premiará o esforço e dedicação de atletas, em mais de 20 modalidades. A maior premiação esportiva do Estado tem como principal objetivo valorizar e reconhecer o potencial dos atletas maranhenses, despertando o interesse e o envolvimento da comunidade, empresas e do poder público. Com o apoio das federações, os vencedores são escolhidos por meio de votação popular e pela análise de técnicos especializados, que premiam os atletas em categorias como melhor atleta de cada modalidade, atleta do ano, federação destaque e atleta júri popular. A 12ª edição ganha duas novas modalidades: kitesurf e sinuca. O resultado da votação será divulgado na cerimônia da premiação, que acontecerá no começo da noite de hoje, no auditório Alberto Abdalla (Fiema), com a participação dos atletas, federações, autoridades, familiares e patrocinadores.

Caravana da OAB
O presidente da OAB nacional, Cláudio Lamachia, já sinalizou para o presidente da seccional maranhense da Ordem, que visitará o Maranhão nos dias 16 e 17 de fevereiro, juntamente com lideranças da classe no âmbito nacional.
Ele e comitiva virão a São Luís e Imperatriz, para lançar a Caravana das Prerrogativas, projeto que tem por objetivo visitar, ao longo do ano, todas as seccionais e subseções, em defesa das garantias que a Constituição Federal assegura aos advogados no exercício de sua profissão.
Fazem parte da Caravana das Prerrogativas o Conselheiro Federal do Pará, Jarbas Vasconcelos, o Conselheiro Federal do Paraná e vice da Comissão Nacional da OAB de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cássio Telles, e também procurador nacional da Defesa das Prerrogativas, o maranhense Charles Dias, que é Conselheiro Federal pela OAB-MA.

Caravana da OAB 2
A propósito: a vinda de Cláudio Lamachia a São Luís marcará também a abertura do I Encontro Estadual da Jovem Advocacia.
Vale destacar que o evento, voltado para os jovens advogados, contará com a presença de renomados advogados das mais famosas bancas de advocacia do País.
Na capital maranhense o evento acontecerá no auditório da OAB-Maranhão no dia 16 de fevereiro. No dia seguinte, em Imperatriz.

Bloco do Baleiro
Confirmando o que esta coluna antecipou com exclusividade, o maranhense Zeca Baleiro virá mesmo participar do Carnaval de São Luís.
O artista confirmou presença na Ilha e, acompanhado de Chico César e Fafá de Belém, comandará o Bloco do Baleiro, dia 28 de fevereiro (na Terça-Feira Gorda de Carnaval), com a concentração na Praça da Casa do Maranhão.
Baleiro terá ainda como convidados os DJs Ademar Danilo e Jorge Choairy. Vale destacar que o Bloco do Baleiro é independente, com patrocínio da Skol, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão.

Inclusão social
Estão abertas as inscrições para o projeto “Cursinho da Inclusão Social”, cujo objetivo é preparar os estudantes que desejam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Vestibular Tradicional da Universidade Estadual do Maranhão neste ano. São 60 vagas.
O projeto é um preparatório que visa contribuir com os estudantes vestibulandos para o acesso ao ensino superior nas universidades públicas de todo o país.
O Cursinho é fruto da iniciativa de alunos dos diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Maranhão, desenvolvido de forma coletiva e organizada pelo Diretório Acadêmico do Curso de Matemática, agregando parcerias de comunidades, setores da universidade, o poder público local e a iniciativa privada.

Saúde mental e emocional
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão será a patologia que mais incapacitará indivíduos em 2020. Atualmente, mais de 120 milhões sofrem com ela no mundo e estima-se que, apenas no Brasil, já seriam 17 milhões acometidos.
Em São Luís, a campanha Janeiro Branco discute a saúde mental e emocional e uma das empresas engajadas é a D Andrade que, entre outras coisas, trabalha com vídeos interativos que mostram problemas dessa natureza que acometeram grandes gênios e personalidades mundiais, entre pintores, cantores e atores.
Alguns exemplos são Vincent Van Gogh e Robin Willians, que se suicidaram, e Élvis Presley, que sofria de depressão. Eles eram grandes expoentes em suas áreas de atuação e sofriam de problemas mentais e emocionais.

Negros no Oscar 2017
Ao contrário do ano passado, quando atores negros foram ignorados pela Academia de Artes e Ciência Cinematográficas de Hollywood, a lista do Oscar 2017 conta com o recorde de indicações: foram seis atores negros no total. Até agora, a premiação com mais negros indicados havia sido a de 2006, ano dos filmes “Dreamgirls” e “Ray”, com cinco. No ano passado, todos os 20 indicados nas categorias de atuação eram brancos, o que gerou críticas nas redes sociais.

TRIVIAL VARIADO
Este ano, mais uma vez, não poderei ir ao Baile da Vogue, dia 16 de fevereiro, no Hotel Unique, em São Paulo. É que estarei com as atenções totalmente voltadas para o Almoço do PH Revista, no dia 18.

Do Maranhão, quem já confirmou presença no evento da Vogue foi a top model Bianca Klamt e seu irmão Rodrigo com a namorada Marcella Tranchesi. No dia seguinte, virão para São Luís.
No mundo acontece de tudo. No Rio Grande do Norte, constroem uma penitenciária de segurança máxima em cima das dunas, na frente da praia.

Tomem nota: o novo Safadão no pedaço é Jonas Esticado, que está bombando no forró. O cantor bate Safadão no Sul do País e já começa a ganhar espaço no Nordeste.

Amaro Santana Leite e Ana Lúcia foram passar uma semana vendo as modas em São Paulo. César Bandeira também segue hoje para visitar o filho Carlos Eduardo.

Um novo estilo de abordar o problema da calvície será apresentado em São Luís durante encontro organizado pela Dhermaclinic, neste sábado e domingo, no Hotel Veleiros, na Península da Ponta d’Areia. No comando estará o Dr. Pedro Veras.

DE RELANCE

Tênis de rodinhas
Nem tênis nem patins. A mais nova moda entre crianças e adolescentes em São Luís são os tênis com rodinhas. São sapatinhos estilosos que a garotada adora porque, com eles, é possível deslizar em superfícies como o chão do shopping ou em praças planas. Segundo especialistas, o risco é a criança desenvolver algum problema postural pelo uso frequente de um tênis que requer cuidado especial com a pisada. Outra dica é sempre usar equipamentos como capacete e cotoveleira, pois as rodinhas podem causar quedas.

Bala com papel
Sobre o desprezo que os jovens brasileiros estão dando aos preservativos, a verdade é que muitos homens ainda acham que usar camisinha é como "chupar bala com o papel". Entendem que ainda não se conseguiu desenvolver um modelo de preservativo que mantenha as condições prazerosas da relação sexual desprotegida. Alegam que as sensações de umidade, calor e textura são perdidas na sua quase totalidade para o látex. Mais um desafio para a indústria farmacêutica.

O lema virou “lama”
Os brasileiros suspiram pelo dia que nascerá sem a mácula do habitual escândalo. Ninguém entende por que este belo país abaixo do equador ergue-se sobre uma terra linda, abençoada por Deus e pela natureza, mas paga o amargo tributo de viver sucessivas vergonhas. Por que será que o país sempre serve de paradigma para o assimétrico, o descompassado, o anárquico, o ruim, o anormal, o caótico, o enredado, o bizarro, o extravagante, o vergonhoso? “Se há um jeito torto de realizar as coisas, por que fazê-las pelo método certo?” – parece ser o atual lema deste bizarro acampamento, ou melhor, deste recanto do mundo onde o lema virou “lama”.

Torcida para Reynaldo Fonseca
Já que entidades classistas de vários estados resolveram apresentar sugestões ao presidente Michel Temer para a vaga de Teori Zavascki no STF, já há quem defenda que é hora dos maranhenses também se movimentarem em torno do nome do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do STJ. Desde que Carlos Madeira ocupou uma cadeira no STF, nunca mais tivemos um representante na Suprema Corte. Reynaldo possui conduta ilibada e notável saber jurídico para ocupar o cargo.

O assunto do ano
O presidente Michel Temer está com pressa. Quer instalada, já no 1º dia de funcionamento dos trabalhos na Câmara, a comissão especial da Reforma da Previdência. Ou seja, já no dia 2, após a eleição da Mesa Diretora, dá início à discussão que promete provocar muita polêmica no País.

Empreender
A médica Hosana Reis e sua filha Marina Reis Ribeiro abrem hoje as portas da Clínica Hosana Reis para receber um grupo de empresárias maranhenses do “Movimento Empreender Mulher” (MEM). O encontro será marcado por um bate-papo sobre beleza e bem-estar, a ser comando pela médica Hosana Reis, que também fará uma demonstração de tratamentos estéticos, entre outras coisas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.