Festas

Prévias carnavalescas são tranquilas em São Luís

Por determinação do Ministério Público (MP), festas em bairros foram restringidas para evitar a poluição sonora e ambiental; principais blocos de rua têm se concentrado no centro da cidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Comemorações de pré-Carnaval têm acontecido no Centro, na Madre Deus
Comemorações de pré-Carnaval têm acontecido no Centro, na Madre Deus (máquina)

SÃO LUÍS - As prévias carnavalescas, até o momento, têm sido de tranquilidade em São Luís. Segundo a Polícia Militar (PM), nos três primeiros fins de semana de pré-Carnaval não foram registradas ocorrências graves nas áreas de folia. Na capital, os principais blocos de rua têm se concentrado no centro da cidade, principalmente na Madre Deus. Por determinação do Ministério Público (MP), festas em bairros foram restringidas para evitar a poluição sonora e ambiental.

A Madre Deus é a principal área de folia pré-carnavalesca de São Luís. No bairro mais boêmio e festeiro da capital maranhense a folia começou desde o Dia de Natal, 25 de dezembro, com o primeiro cortejo do bloco C. de Asa. No fim de semana seguinte, 1º de janeiro, foi a vez da Máquina de Descascar’Alho e de os Fuzileiros da Fuzarca arrastarem uma multidão pelas ruas do bairro. Desde então, todo fim de semana tem sido de folia na área.

Para garantir a segurança e tranquilidade dos brincantes durante os dias de pré-Carnaval de São Luís, as forças de segurança montaram uma operação especial para os principais pontos de folia. Para a área central de São Luís, a exemplo do que foi realizado no réveillon, a Companhia de Policiamento Turístico Independente (CPTur) atua junto com policiais do Batalhão de Choque, Cavalaria, Batalhão Tiradentes, Esquadrão de Moto e do Grupo Tático Móvel, no serviço de segurança nos circuitos de folia da Madre Deus.

Sem ocorrências
Segundo a PM, até agora não foram registradas ocorrências graves nos circuitos de pré-Carnaval de rua. As principais ocorrências foram furtos de objetos como celulares, carteiras e outros pertences de pequeno porte. Para maior efetividade das ações, as forças de segurança se reuniram com os responsáveis pela realização de blocos carnavalescos e estabeleceram algumas normas quanto ao horário, altura do som e o uso ou não de carro de som nas áreas residenciais.

Como este ano o Carnaval acontece no fim do mês de fevereiro, a folia pré-carnavalesca será mais longa. Por isso, é necessário o cuidado com a segurança para evitar que ocorram assaltos, furtos e até mesmo homicídios, garantindo ao folião que ele possa se divertir com tranquilidade.

Proibição
No Cohatrac, onde a folia pré-carnavalesca também reúne um grande número de pessoas, o Ministério Público (MP) proibiu a realização de um dos blocos mais tradicionais do bairro após dezenas de reclamações de moradores quanto à poluição sonora e ambiental.

A discussão teve início na semana passada, quando o promotor de Justiça Cláudio Guimarães, da 2ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial, emitiu um documento determinando a proibição da realização de festas de blocos pré-¬carnavalescos em espaços públicos nos bairros da capital.

A determinação foi expedida após reunião com membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Blitz Urbana e Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Segundo o representante do MP, há várias denúncias de casos de poluição sonora e ambiental desde o início do pré-Carnaval na capital.

De acordo com o documento do MP, eventos de pré-Carnaval em espaços públicos só podem ocorrer no Centro Histórico, na Madre Deus e no Aterro do Bacanga - mesmo assim com a proibição do fechamento dos espaços para a cobrança de ingressos. De acordo com o que ficou definido na reunião, estabelecimentos que queiram sediar festas paga, mas que não tenham em seu contrato social a previsão de realização de eventos, devem iniciar a programação às 16h e encerrar às 22h.

DICAS DE SEGURANÇA

A polícia recomenda aos foliões que sempre transitem em grupos, evitando andar em locais que não tenham iluminação. Além disso, é aconselhado evitar o uso de objetos de valor durante as festas carnavalescas.

Outra medida que pode contribuir para evitar assaltos é que o cidadão, a cada dia, esteja portando dinheiro trocado e em pouca quantia, apenas o necessário para suas despesas.
Em relação aos veículos, a polícia sugere que o condutor procure estacionar o carro em locais vigiados e visíveis. Outra dica que ajuda a evitar roubos é nunca permanecer parado durante muito tempo dentro do veículo. De acordo com a polícia, essas medidas chamariam a atenção dos criminosos, colocando em risco à população.
A polícia alerta ainda os pais sobre os cuidados com as crianças. Uma das medidas seria o uso pelos pais de fichas de identificação, contendo o nome, idade, endereço e telefone para contato. Caso alguém encontre um menor perdido, o recomendado é encaminhar a criança para o posto policial mais próximo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.