No jogo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

A confirmação de que o ex-juiz Márlon Reis, autor da Lei da Ficha Limpa, pode de fato disputar a eleição de 2018 para o Governo do Estado ou para o Senado da República, ganhou repercussão no meio político, ontem.
Filiado ao Rede Sustentabilidade, o advogado tem participado mais efetivamente da política partidária desde o ano passado, quando deixou a magistratura.
Aliado da ex-ministra Marina Silva (Rede) e da deputada federal Eliziane Gama (PPS), Reis já não esconde que caberá à cúpula do Rede a definição do seu futuro político.
O ex-juiz prega a moralidade na administração pública, transparência e punição severa a corruptos.
Membro de uma geração de militantes estudantis da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ele tem uma atuação reconhecida nacionalmente na magistratura, sobretudo pela autoria da Lei da Ficha Limpa.
E agora, no campo político, projeta alcançar mandato eletivo no estado.
Terceira via?

Dobradinha?
Após o ex-juiz Márlon Reis afirmar que está disposto a concorrer às eleições 2018, cresceu nos bastidores especulação em relação a uma articulação política.
Atualmente no mesmo campo político, Reis e Eliziane Gama (PPS) poderiam acabar juntos na disputa majoritária. Um para o Senado e outro para o Governo.
Para interlocutores da coluna, contudo, o tema é tratado com cautela.

Regularização
O juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Capital, Douglas Martins, determinou que a Emarhp proceda em quatro anos a regularização fundiária de loteamentos em quatro bairros da capital.
Os bairros são Vinhais, Cidade Operária, Bequimão e Angelim, além dos construídos pela extinta Cohab.
A multa por descumprimento estipulada é de R$ 10 mil, diários. O montante deve ser transferido ao Fundo Estadual de Direitos Difusos.

Eleição
O coordenador da bancada maranhense na Câmara Federal, Juscelino Filho (DEM), declarou apoio à reeleição do deputado Rodrigo Maia (DEM) para a presidência da Casa.
Na sexta-feira, ele articulou jantar de Maia com membros da bancada e assegurou que pelo menos 14 dos 18 deputados apoiam a candidatura de Rodrigo para o comando da Mesa Diretora.
- Rodrigo Maia como presidente da Câmara tem o equilíbrio e a firmeza necessários aos desafios do país. É dele que o Brasil precisa - disse.

Passos
Na remota hipótese de o ex-juiz Márlon Reis (Rede) conseguir eleger-se governador do Maranhão em 2018, ele terá seguido os mesmos passos de outro ex-juiz.
Em 2006, Flávio Dino (PCdoB) também deixou a toga para, ajudado por Zé Reinaldo (PSB), Humberto Coutinho (PDT) e Tema Cunha (PSB), eleger-se deputado federal.
Oito anos depois, conseguiu ser eleito governador - depois de ainda amargar uma derrota na disputa pela Prefeitura de São Luís.

Feriadão
O Ministério Público do Maranhão divulgou na semana passada a lista de feriados que serão respeitados pelo órgão em 2017.
Chama atenção no documento a folga que a Procuradoria-Geral de Justiça deu a seus membros durante a Semana Santa.
Para eles, o feriadão começará na quarta-feira, quando para a maioria só começa um dia depois.

Privatização
Servidores da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) organizam protesto contra a proposta de privatização do órgão.
Marcaram uma reunião para o dia 2 de fevereiro, na sede da associação da categoria, para discutir um plano de ação.
A venda está em estágio de concretização. O Maranhão já deu a partida à contratação de estudos técnicos que definirão a modelagem para conceder a companhia à iniciativa privada.

Julgamentos
Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão reuniram-se na tarde de ontem para julgarem processos administrativos e judiciais, dando início ao ano judiciário eleitoral maranhense.
O desembargador Lourival Serejo, presidente da Corte, destacou estar com disposição e entusiasmo para o trabalho, confortável por ter cumprido com êxito as metas do ano passado.
As próximas sessões ocorrerão nos dias 24 (15h), 25 (15h), 26 (9h e 15h), 30 (15h) e 31 (9h e 15h).

E MAIS

• O governador Flávio Dino segue sem explicar o motivo de ter pago 18 meses de aluguel a um comunista sem uso do imóvel na Aurora.

• O deputado estadual Wellington do Curso cobrou do prefeito Edivaldo Júnior a revitalização do Estádio Nhozinho Santos.

• O deputado estadual Sousa Neto criticou a possível privatização da Caema na gestão Flávio Dino

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.