Tragédia

Mais de 30 morrem em acidente de trem

Socorristas tentaram encontrar sobreviventes ontem; descarrilamento ocorreu no sábado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Acidente de trem matou mais de 30 pessoas na Índia
Acidente de trem matou mais de 30 pessoas na Índia (Descarrilamento Índia)

Bhubaneswar- Os socorristas tentavam ontem encontrar sobreviventes após o descarrilamento de um trem na Índia, que deixou ao menos 36 mortos, na última de uma série de tragédias envolvendo a rede ferroviária do país.

Oito dos 21 vagões e a locomotiva do trem descarrilaram no sábado (21) às 23h (15h30 de Brasília) na região de Kuneru, perto da fronteira entre os Estados de Odisha e Andhra Pradesh.
"O balanço de mortos subiu a 36. É possível que aumente", indicou Anil Saxena, porta-voz do Sistema Nacional de Redes Ferroviárias.

Segundo J. P. Mishra, porta-voz da empresa ferroviária da Costa Leste, 50 pessoas ficaram feridas e foram transferidas a dois hospitais da região.
Este acidente foi registrado dois meses após um descarrilamento similar em Kanpur, no qual 146 pessoas morreram.

O trem havia saído da cidade de Jagdalpur rumo a Bhubaneswar, capital de Odisha, mas descarrilou em um ponto situado a 160 km da localidade de Visakhapatnam.
As autoridades e as equipes de resgate trabalharam a noite toda para tentar localizar sobreviventes. Não foi descartada a possibilidade de um ato de sabotagem dos rebeldes maoistas tenha causado a tragédia.

"Examinamos esta pista, é uma das múltiplas pistas que analisamos", declarou Saxena à AFP. "Suspeitamos da sabotagem porque dois trens passaram sem problema por estes mesmos trilhos um pouco antes na noite", disse.

A polícia de Odisha negou, por sua vez, qualquer envolvimento dos maoistas no acidente.
"Rejeitamos totalmente um possível envolvimento dos maoistas no descarrilamento. Kuneru não é uma zona onde os naxalistas atuem", afirmou um oficial do serviço de inteligência que pediu o anonimato, citado pela agência Press Trust of India.

Seiscentas pessoas viajavam a bordo do trem quando o descarrilamento ocorreu, disse Mishra à televisão NDTV. Os passageiros ilesos foram evacuados em uma dezena de ônibus.
O tráfego ferroviário ficou interrompido em toda a linha costeira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.