Segurança

Ação educativa alerta sobre os perigos do trânsito na capital

Iniciativa do Detran, Polícia Rodoviária, SMTT e Grupo SOS Vida alcançou frequentadores de bares e banhistas, entre a Praia do Calhau até o perímetro da Praça dos Pescadores, na Praia de São Marcos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Integrantes da equipe da campanha “Férias em Trânsito” orientam casal em bar na Avenida Litorânea
Integrantes da equipe da campanha “Férias em Trânsito” orientam casal em bar na Avenida Litorânea (Campanha)

A importância do uso de equipamentos obrigatórios de segurança nos veículos e os perigos de dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas foram destacados em ação preventiva realizada ontem, na Avenida Litorânea. A iniciativa faz parte da campanha “Férias em Trânsito”, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Grupo SOS Vida.

A equipe, formada por cerca de 20 pessoas, iniciou a ação pela Praia do Calhau e percorreu os bares da Avenida Litorânea até o perímetro da Praça dos Pescadores, na Praia de São Marcos, fazendo abordagens e distribuindo panfletos educativos. A ação incluiu ainda testes do etilômetro, conhecido como “bafômetro”, para que os banhistas que não conhecem o procedimento pudessem se familiarizar.

Segundo Gilmárcio Chaves, chefe do Departamento de Orientação para o Trânsito, a campanha teve início na semana passada, quando a mesma ação foi realizada na Praia do Meio. “Agora, estamos dando continuidade aqui na Avenida Litorânea, para alertar a população nesta época, quando nos aproximamos do Carnaval. É preciso que as pessoas estejam atentas com relação aos cuidados com a segurança no trânsito”, destacou.

Desde novembro do ano passado, o condutor que recusar passar pelo bafômetro, ou qualquer exame que detecte a influência de álcool ou drogas, paga multa de R$ 2.934,70, tem a carteira de habilitação suspensa por doze meses e o veículo retido.

A Lei Seca, em vigor há mais de sete anos, já determina que o condutor que tiver nível igual ou superior a 0,3 miligramas de concentração de álcool por litro de ar alveolar pode ser preso. Neste caso, o motorista comete crime de trânsito e deve ser encaminhado à delegacia.

Se o motorista recusar fazer o teste de etilômetro, o agente de trânsito ainda pode fazer a comprovação da embriaguez por meio de testemunhas, vídeos e sintomas evidentes como hálito etílico, sonolência e agressividade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.