Cortesia

Rodrigo Maia visita José Sarney em agenda por candidatura no MA

Maia também participou de um jantar com a bancada federal maranhense na Câmara, realizado no Hotel Pestana, no Calhau

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
José Sarney recebe o presidente da Câmara, Rodrigo Maia
José Sarney recebe o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (José Sarney e Rodrigo Maia)

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), realizou uma visita de cortesia na sexta-feira ao ex-presidente da República, José Sarney (PMDB). O encontro, na residência do peemedebista, foi o primeiro compromisso da agenda oficial do parlamentar no estado.

Ele busca a consolidação de sua candidatura, junto à bancada maranhense, à presidência da Câmara. Depois de visitar José Sarney, Maia teve encontro com o governador Flávio Dino, do PCdoB, partido que apoia a sua eleição, e jantou com os deputados federais do estado no Hotel Pestana.

A O Estado, Maia falou da importância da agenda com o ex-presidente da República e o seu grupo político no estado.

“Toda vez que estou com o presidente Sarney é um momento de muita alegria, de muita emoção. Poder estar com ele aprendendo, ouvindo os seus ensinamentos, principalmente num momento como este, muito importante para a vida política brasileira”, disse.

Rodrigo Maia afirmou que a agenda no Maranhão foi importante para consolidar o seu nome para a disputa eleitoral do mês de fevereiro, quando acaba o recesso parlamentar no Legislativo.

Ele citou como fator político importante para a sua candidatura, a aliança entre partidos de situação e de oposição para o pleito.

“A presidência da Câmara consegue representar o Brasil. Há as adversidades no Brasil, as diferenças políticas, e o presidente tem de ser aquela pessoa que busque a harmonia, que gere o diálogo e que consiga trazer para debate político, algo pacífico para a Câmara. Isso é o que tenho tentado fazer nos últimos sete meses”, completou.

Apoio - Presente no encontro, o coordenador da bancada maranhense na Câmara, deputado federal Juscelino Filho (DEM), falou da consolidação da candidatura de Maia junto aos parlamentares do Maranhão.

Ele revelou que dentre os 18 deputados federais, 14 já declararam voto em Rodrigo Maia.

“A presença do presidente Rodrigo Maia é importante aqui em São Luís para consolidar os votos que ele já tem na nossa bancada. A grande maioria da bancada federal do estado já declarou voto a ele, a maioria dos partidos está fechando aliança com ele e tenho certeza que essa visita de hoje [sexta], consolida e fortalece essa candidatura”, enfatizou.

O senador João Alberto (PMDB) também falou das alianças firmadas por Rodrigo Maia com os parlamentares maranhenses.

“O presidente Rodrigo Maia está fazendo uma coisa muito certa que é visitar o estado. Aqui no Maranhão ele procurou o presidente Sarney e a ex-governadora Roseana Sarney. Acredito que a nossa bancada está muito coesa e tudo faz crer que ele terá uma aceitação muito grande”, finalizou.

Saiba Mais

Além do deputado federal Juscelino Filho (DEM) e do senador João Alberto (PMDB), participaram da agenda do deputado federal Rodrigo Maia, na residência do ex-presidente José Sarney (PMDB), os deputados João Marcelo (PMDB), Victor Mendes (PSD), Efraim Filho (DEM-PB), o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV) e o presidente do PMDB no Maranhão, Remi Ribeiro. O ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Fernando Fialho e o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar, também participaram do encontro.

Eu não podia começar essa agenda no estado do Maranhão, sem antes visitar o presidente SarneyRodrigo Maia, presidente da Câmara Federal
Maia criticou decisão judicial que impede candidatura

O presidente da Câmara Federal em exercício, e candidato ao comando da Mesa Diretora do Legislativo, Rodrigo Maia (DEM), criticou a decisão do juiz federal substituto Eduardo Ribeiro de Oliveira, da 15ª Vara Federal do Distrito Federal, que o impede de disputar a eleição na Casa.

A decisão é resultado de uma ação popular movida pelo advogado Marcos Rivas, que pedia também, em caráter liminar, a suspensão do prazo de registro de candidaturas à presidência da Câmara. A Mesa havia anunciado que o prazo limite para inscrição de candidaturas seria às 23h do dia 1º de fevereiro de 2017. O advogado também pedia o afastamento imediato da presidência da Câmara sob pena de prisão Os pedidos foram negados.

Maia considerou a decisão ilegítima e afirmou que já recorreu à segunda instância. “É uma decisão de primeira instância que no meu ponto de vista não tem legitimidade para isso. Não tenho dúvida de que ela será derrubada nos próximos dias, e nós vamos fortalecer a Câmara dos Deputados”, disse.

Maia defendeu a eleição aberta entre os candidatos e disputada no campo das ideias, sem a interferência do Poder Judiciário.

“Acredito que o plenário é que tem de decidir sobre aquele que tiver mais votos. A Justiça deve participar, mas não nestes momentos. É uma decisão sem legitimidade, mas respeito a Justiça, tanto que recorri, e espero que na próxima semana a gente possa ter essa questão resolvida, para que no dia 2 de fevereiro os quatro candidatos possam disputar no voto. Fortalecendo a Câmara e não fortalecendo a Justiça, que aliás, é sempre uma reclamação permanente dos parlamentares. O próprio parlamento fortalece mais a Justiça do que a si próprio”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.