Problema antigo

Prédio inacabado preocupa moradores do São Francisco

Segundo os moradores que vivem próximo ao prédio, sempre que começa o período chuvoso, o medo da construção cair aumenta

OEATADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Construção encontra-se abandonada há quase 25 anos.
Construção encontra-se abandonada há quase 25 anos.

SÃO LUÍS – “A gente não fala sobre isso”, estas são as primeiras palavras de uma vizinha do prédio popularmente conhecido como "Balança, Mas Não Cai", localizado no bairro do São Francisco, que há anos encontra-se abandonado e preocupa os moradores e toda a vizinhança da área.

A construção inacabada, no rua Três, do São Francisco, há quase 25 anos encontra-se abandonada e, desde então, traz muita preocupação e dor de cabeça a vizinhança do edifício, que não gosta de falar sobre o assunto.

Segundo os moradores que vivem próximo ao prédio, sempre que começa o período chuvoso, o medo da construção cair aumenta. Afirmam ainda que o Poder Público não fala nada à vizinhança sobre a situação do prédio e se existe alguma proposta para o futuro do edifício, como reforma, conclusão ou implosão da obra.

Questionados sobre o tremor de terra que foi sentido em São Luís no começo do mês, as pessoas que moram próximas ao prédio contam que, felizmente, não sentiram nada, o que seria uma preocupação a mais, caso tremesse.

As pessoas que ocupam o imóvel, em sua maioria, trabalham nas proximidades do prédio como vigias de carros e outras possuem seus empregos com carteira assinada. Segundo um dos moradores do prédio, que se identificou apenas como Adriano, as pessoas que residem no imóvel sentem um certo medo da obra chegar a ruir. O morador conta ainda que antigamente o prédio tinha uma certa encanação, mas que hoje, eles retiram água de uma cisterna próxima dali.

Os moradores do prédio chegam a comprar material de construção para, de alguma maneira, reformar o prédio, para terem um pouco mais de comodidade. Algumas das pessoas que moram no local há mais tempo, contam que várias promessas já foram feitas, inclusive, a de pagar aluguel social aos moradores, enquanto o prédio era reformado, mas que até agora nada foi feito.

O grande sonho de quem mora no edifício é que algo seja feito. Muitas pessoas que residem no local, estão lá porque não têm para onde ir. Eles contam que gostariam que o Poder Público desse casa para todos, pois precisam de um lar digno.

As condições de higiene nas instalações do prédio são bem precárias. Muita sujeira é vista logo na entrada. Entulho, lixo doméstico e até mesmo resto de móveis fazem parte do cenário do edifício, além de infiltrações, pichações e vários outros tipos de poluição.

Muita sujeira é vista no lugar
Muita sujeira é vista no lugar

História do edifício

O prédio começou a ser construído no início dos anos 1990, mas com a falência da construtora, que realizava a construção, em 1992 a obra foi abandonada e, desde então, o “Balança, Mas Não Cai” vem sendo o centro de vários processos judiciais. No ano de 1998, foi decidido que a obra deveria ser demolida, mas até hoje isso não foi feito.

Posicionamento

A equipe de OESTADOMA.COM entrou em contato com a Prefeitura de São Luís, para obter um posicionamento do órgão com relação a atual situação do prédio na rua Três, no bairro do São Francisco, e até o momento aguarda resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.