Juros ao consumidor

Mudanças no rotativo do cartão de crédito saem em breve, diz BC

Intenção é apressar a queda dos juros no crédito rotativo no segundo mês e no crédito parcelado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

BRASÍLIA - O Banco Central divulgará em breve uma norma para transformar o crédito rotativo. Cartões de crédito estiveram na pauta do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, que se encontrou com representantes de empresas do setor e banqueiros durante sua passagem por Davos.

A ideia é mexer no crédito rotativo no segundo mês e no crédito parcelado. "A intenção da norma é apressar a queda dos juros", acrescentou. Para ele, o sistema hoje cresce, mas "tem muitos subsídios cruzados, uma parte paga pela outra".

Em dezembro, o governo anunciou que usuários de cartão de crédito não poderão passar mais de 30 dias no rotativo, linha emergencial utilizada por quem não consegue pagar o valor integral da fatura. Depois desse prazo, o cliente terá a dívida automaticamente parcelada. A medida depende de regulamentação no Conselho Monetário Nacional (CMN). Indagado sobre a possibilidade de acabar com o parcelamento sem juros, Goldfajn afirmou que "não adianta medidas. Não quer dizer que vai acabar, só gostaríamos que uma parte não subsidiasse a outra".

Ele informou que o Banco Central fará um seminário com ex-presidentes do BC, bancos e economistas em fevereiro sobre o custo do crédito. "Vamos abrir a discussão sobre o spread bancário, sobre todos os juros da economia", informou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.