Vicente Paulo Albuquerque / Empresário e leiloeiro

20 anos de trabalho e sucesso

O exemplo de profissional visionário que, hoje bem-sucedido, celebra os 20 anos da Vip Leilões, uma empresa consolidada no mercado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

SÃO LUÍS - “O leiloeiro vende de tudo, mas entrega um só produto: credibilidade”. A declaração é de quem conhece bem a profissão, tem muita experiência na área e vivencia o sucesso de uma marca que começou no Maranhão, conquistou o Brasil e atualmente experimenta a expansão para a Europa. O empresário e leiloeiro Vicente Paulo Albuquerque, 45 anos, é exemplo de profissional visionário que, hoje bem-sucedido, celebra os 20 anos da Vip Leilões, uma empresa consolidada no mercado, com ramificação para áreas diversas e atuação em 14 estados e 24 grandes cidades brasileiras.

“Conseguir fazer uma empresa saudável por 20 anos é motivo de muito orgulho e felicidade”, declara Vicente Paulo Albuquerque, que nasceu em Teresina (PI), mas desde 1988 adotou São Luís como morada.


A trajetória do Grupo Vip Leilões comprova que a comemoração não é para menos. A empresa nasceu familiar no dia 20 de janeiro de 1997, época em que Vicente Paulo também dava os primeiros passos como leiloeiro oficial do Estado. A necessidade de ampliar a área de atuação foi surgindo e a empresa foi ocupando novos nichos do mercado.


“A gente cresceu junto com o mercado de automóveis no Brasil. A Vip é uma empresa que se destacou por encontrar oportunidades, tornar o leilão democrático, dar acesso a todo mundo. Assim, a gente cresceu para o Brasil inteiro”, resume ele, que faz questão de destacar o apoio da mulher Eveline, que também trabalha na empresa como diretora financeira, e dos filhos Pietra (16 anos), Vicente Luciano (12) e Maria Tereza (10).

Tecnologia

De São Luís, o empreendimento foi expandido para Manaus, Belém, Recife, Teresina, Salvador, Porto Velho, Macapá, São Paulo e outras grandes cidades. Para encurtar distâncias, garantir maior acessibilidade e acompanhamento da movimentação dos produtos no país, a empresa desenvolveu tecnologias e as ferramentas próprias do leilão on-line, mais um canal de trabalho, associado ao site e ao aplicativo para celular.


O grupo hoje, além da Vip Leilões, que segundo Vicente Paulo responde por 88% do faturamento, incorpora a Leilão Vip, Vip Mais Serviços e Consultoria, Pátio Vip, Auto Finder e Lanse Publicidade. Atualmente, emprega cerca de 400 funcionários, dispõe de mais de 565.100m² de área de armazenagem, distribuídos em 28 pátios pelo país e realiza seis leilões semanais (presencial, on-line e automático), comandados por 23 leiloeiros parceiros. A empresa soma mais de 30.000 veículos em estoque; com uma frota própria de mais de 60 caminhões pesados, extra-pesados, guinchos e cegonhas. Também possui mais de 152 mil arrematantes cadastrados.


Só para se ter uma dimensão do alcance, a Leilão Vip, com sede em São Paulo, ocupa o primeiro lugar no ranking de empresas na área de alienação de imóveis. E agora o empreendimento dará mais um salto, tornando-se uma Sociedade Anônima (SA) e abrindo o espaço de decisões para acionistas. Também vive momento de expansão para outro continente, com primeiro leilão já agendado para Portugal.


A receita para o sucesso, na visão de Vicente Paulo Albuquerque é simples: “É preciso ter visão, porque sem ela não se chega a lugar algum; ter capacidade de inspirar, de motivas os outros; e, por fim, trabalho, muito trabalho”, destaca.

Assista o vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.