Troféu Mirante

Superação e vitória: palestra de Iziane Castro aos atletas indicados

Treinar é o segredo do sucesso, disse Iziane Marques em palestra para indicados ao Troféu Mirante Esporte

PAULO DE TARSO JR. Do Imirante Esporte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

1484852640-25342355.jpg[e-s001]

SÃO LUÍS - O atleta nasceu para vencer. Mas como conseguir alcançar a vitória? Qual o segredo? Para a ex-atleta da Seleção Brasileira de Basquete, Iziane Castro, o segredo do sucesso é trabalho. Foi com este lema que a maranhense ministrou uma palestra motivacional para atletas indicados na 12ª edição do Troféu Mirante Esporte e para presidentes de federações esportivas. A ação ocorreu na manhã de ontem, no auditório Alberto Abdalla (Fiema).

1484852033-25342355.jpg[e-s001]

Vestida com o uniforme da Seleção Brasileira, Iziane revelou detalhes de sua trajetória no basquete mundial: da infância humilde no bairro da Liberdade para as quadras de todo o planeta. Histórias de superação foram o ponto alto da palestra da ex-camisa 8 do Brasil. No entanto, esta maranhense deixou claro: apenas talento não faz alguém um vencedor.

1484852893-25342355.jpg[e-s001]

“A genética ajuda, mas é o treinamento que faz a diferença. O segredo é trabalho. Na verdade, não tem segredo, tem treinamento. Para ser um vencedor, você precisa se preparar para vencer”, explicou Iziane.

1484853283-25342355.jpg[e-s001]

Ao contar suas experiências dentro e fora de quadra, Iziane completou: “no esporte, para quem quer vencer, precisa lutar muito”.

Sofrimento e alegria

Como atleta de alto rendimento, Iziane revelou as dificuldades que enfrentou ao longo de sua carreira. Para chegar a ser uma atleta de sucesso, a ex-camisa 8 da Seleção Brasileira precisou superar a solidão por jogar fora do país e ficar longe da família, frio de -35°C na Rússia, as dores no corpo e até os preconceitos.

“O atleta sofre pra caramba, mas a alegria da vitória faz a gente esquecer tudo. Essa conquista é o que faz valer a pena e correr atrás dos nossos sonhos. Eu sempre soube o meu valor”, disse.

Como mensagem final aos atletas indicados na atual edição do Troféu Mirante Esporte, Iziane lembrou que o atleta não é uma máquina, apesar de ser sempre pressionado a ser perfeito. “Não somos máquinas, mas a responsabilidade de sermos perfeitos está sempre presente. Temos que saber lidar com isso. Eu aprendo com os meus erros para não repeti-los. Mas uma coisa é certa: perfeição não existe”.

Legado

Ao fim da palestra, Iziane falou um pouco sobre o “Liberdade com Basquete”, projeto social criado em 2010 por ela no bairro onde foi criada em São Luís. Segundo a ex-jogadora, o esporte deve ser uma ferramenta para a educação. E é este ideal que ela quer transmitir para os novos atletas.

“O meu legado é este. Tenho muito a contribuir com a sociedade, com os atletas e com as crianças de periferia que não sonham mais. O esporte é a esperança, é uma mudança de vida”, concluiu.

Votação

A votação popular da 12ª edição do Troféu Mirante Esporte está aberta até a próxima segunda-feira, 23, pelo site http://www.grupomirantema.com/trofeumirante/2016. Os vencedores das 27 modalidades em disputa serão conhecidos na quinta-feira, 26, em cerimônia no auditório Alberto Abdalla (Fiema), com a participação dos atletas, federações, autoridades, familiares e patrocinadores.

O Troféu Mirante Esporte tem patrocínio de Armazém Paraíba, Omega Energia e Cemar.

Assista o vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.