Alerta

Janeiro Branco destaca a saúde mental e emocional em ações

Campanha é primeira de várias de conscientização da população a serem realizadas até o mês de dezembro em todo o país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Daniella Andrade destaca ação de terapia ocupaciomal
Daniella Andrade destaca ação de terapia ocupaciomal (janeiro branco)

O ano começa com o Janeiro Branco, a primeira de várias campanhas de conscientização na área de saúde que serão destacadas até o mês de dezembro. A iniciativa que dá a largada nesse trabalho é dedicada às atividades de alerta em torno da saúde mental e emocional.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão será a patologia que mais incapacitará indivíduos em 2020. Atualmente, mais de 120 milhões sofrem com ela no mundo e estima-se que, apenas no Brasil, já seriam 17 milhões acometidos.

Segundo Daniella Andrade, diretora da empresa D Andrade, especializada em saúde ocupacional, programas de qualidade de vida e gestão de pessoas, o período é propício para que as empresas, por exemplo, chamem a atenção de seus colaboradores para a importância da saúde mental e alertem a respeito de males como a depressão, que nos dias de hoje é considerada uma das doenças mais impactantes, atingindo uma em cada quatro pessoas.

“Nós estamos trabalhando, entre outras coisas, com vídeos interativos que mostram problemas dessa natureza que acometeram grandes gênios e personalidades mundiais, entre pintores, cantores e atores. Alguns exemplos são Vincent Van Gogh e Robin Willians, que se suicidaram, e Elvis Presley, que sofria de depressão. Eles eram grandes expoentes em suas áreas de atuação e sofriam de problemas mentais e emocionais”, exemplificou.

Além disso, a empresa leva até às parceiras uma mensagem sobre a importância da harmonia de interesses entre empregado e empregador, um dos fatores fundamentais para o sucesso profissional de ambos, dentro da temática “saúde emocional”. Ambientes de trabalho saudáveis são compromissos de todos, no qual cada pessoa concorda em partilhar os esforços e participar das recompensas. “É muito importante para a saúde da coletividade dentro de uma organização”, destacou.

Interativo
O trabalho da empresa implica também em lista de transmissão, mídias sociais, emails corporativos, palestras e bate-papo interativo sobre os assuntos da campanha. Conforme Daniella Andrade, é muito importante que as empresas trabalhem essa campanha humanitária, visando à conscientização das pessoas sobre a importância de cuidar da própria saúde emocional e, também, incentivem uma reflexão sobre sua qualidade de vida e como estão desenvolvendo suas habilidades para alcançar uma vida mais feliz, com maior clareza de suas reais necessidades e a melhor organização dos pensamentos.

Nas organizações, muitos colaboradores vivenciam algum tipo de sofrimento físico ou psíquico decorrentes das atividades de trabalho. Sentimentos e emoções permeiam as relações de trabalho, pois são componentes intrínsecos à experiência humana. Cabe à Psicologia aceitar o desafio de prevenir os elementos psicológicos potencialmente desestabilizadores para a saúde e intervir sobre as condições que os determinam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.