Oportunidade

Curso de Introdução ao Protocolo de Avaliação acontece em São Luís

Ferramenta é fundamental na avaliação de linguagem e habilidades sociais para crianças com autismo ou atraso no desenvolvimento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

SÃO LUÍS - Fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, professores de educação especial, psicólogos e pais de crianças com necessidades especiais que tenham base em análise do comportamento terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos por meio do curso de “Introdução ao Protocolo de Avaliação VB-MAPP: conhecendo o manual e sua aplicação”, que será realizado de 26 a 28 deste mês, em São Luís.

A Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VB-MAPP), traduzido para o português como Avaliação de Marcos do Comportamento Verbal e Elaboração de Currículo, é um programa de avaliação de linguagem e habilidades sociais para crianças com autismo ou atraso no desenvolvimento. O curso será realizado nas instalações da Effetiva Consultoria Empresarial, no Centro Empresarial Vinícius de Moraes, Jardim Renascença.

A avaliação é parte fundamental em uma intervenção a pessoas com atraso no desenvolvimento, pois é a partir da avaliação que serão determinadas quais habilidades específicas estão presentes ou ausentes nos repertórios de linguagem e áreas relacionadas e a partir disso, serão traçados os objetivos e planejamento da intervenção.

A VB-MAPP é reconhecida como uma ferramenta valiosa para avaliar o repertório comportamental de indivíduos com desenvolvimento atípico em relação a habilidades verbais e seus pré-requisitos.

A aplicação dessa avaliação exige, porém, um minucioso planejamento das condições de aplicação e preparação prévia de materiais e folhas de registro que não são fornecidos em seu manual.

Considerando tais questões, os objetivos desse curso serão apresentar as características gerais da VB-MAPP, seus componentes, metodologias de avaliação, compreender as contingências dos principais repertórios avaliados e testar a aplicação de alguns destes repertórios.

Serviço

Quando: De 26 a 28 de janeiro de 2017 das 8h às 17h.

Onde: Effetiva Consultoria Empresarial no Centro Empresarial Vinícius de Moraes (Av. Coronel Colares Moreira n°7 Qd 28, sala 606 (6º andar) Jardim Renascença).

Inscrições e informações pelo site: cursovbmapp.eventbrite.com.br

Investimento: De 16 de dezembro a 12 de janeiro = R$700,00.

*Obs: as inscrições serão encerradas dia 20/01/2017

Palestrantes:

Carolina Kracker - é graduada em Psicologia pela PUC-SP, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela mesma instituição e possui formação avançada em Acompanhamento Terapêutico e Atendimento Extra-Consultório pelo Núcleo Paradigma. Tem experiência em acompanhamento terapêutico em escolas, domicílios e ambientes públicos e atualmente é terapeuta comportamental, orientadora familiar e supervisora de casos de desenvolvimento atípico. É ainda supervisora de grupo do Serviço de Atendimento a Indivíduos com Desenvolvimento Atípico do Núcleo Paradigma e docente do curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada aos Transtornos do Espectro Autista e Atraso no Desenvolvimento da mesma instituição.

Fernanda Rizzi Bitondi - é graduada em Psicologia pela UNESP- Bauru, especialista em Terapia Analítico Comportamental pelo Psicolog (Ribeirão Preto), especialista em Intervenção Baseada em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) a TEA pelo Núcleo Paradigma, mestre em psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Tem experiência como acompanhante terapêutico em escola e como terapeuta comportamental. É supervisora de um grupo do Serviço de Atendimento a Indivíduos com Desenvolvimento Atípico do Núcleo Paradigma e docente do curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada aos Transtornos do Espectro Autista desenvolvido na mesma instituição.

Larissa Lacerda - é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especialista em intervenção baseada em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) a TEA pelo Núcleo Paradigma e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Tem experiência na clínica infantil, orientação parental e acompanhante terapêutico em casa e escolas. Foi docente do curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada aos Transtornos do Espectro Autista e Atraso no desenvolvimento do Núcleo Paradigma. Atua como supervisora e consultora de atendimento a pessoas com atraso no desenvolvimento em São Luís do MA (no Projeto Experimente).

PROGRAMAÇÃO:

1) Apresentação geral do manual: apresentação dos 5 componentes;

2) Apresentação e explicação de cada área avaliada;

3) Preparação para condução e material: pré-avaliação;

4) Prática de aplicação de alguns marcos e prática de registros de dados;

5) E depois da avaliação feita? Interpretação e análise dos dados da VBMAPP.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.